IPH - Institute of Hospital Research

Publications IPH Books

A obra pública de Jorge Wilheim

Jorge Wilheim DBA Artes Gráficas São Paulo - SP, Brasil - 1ª edição - 2003
Share
Disponível para consulta na Biblioteca do IPH

"Este é um livro sobre a vida e as cidades, e sobre a vida de Jorge Wilheim, um dos mais inovadores urbanistas de nosso tempo. Conforme admite em seu livro, o modelo que lhe serve de inspiração é o de Leonardo e seu projeto maior é de contribuir para o surgimento de um novo Renascimento, em que mentes e artes, música e políticas públicas convirjam para dar à luz à promessa de uma civilização urbana de caráter humanista. Conhecendo-o há 25 anos, posso afirmar que ele já conseguiu combinar essas qualidades e projetos em sua trajetória pessoal, profissional e política.

Contudo, os Renascimentos não se referem apenas aos seus criadores, mas também à qualidade das sociedades e, até certo ponto, à de seus príncipes. O contexto do Brasil pré-democrático não era o mais apropriado para implementar idéias criativas e políticas urbanas promissoras. E, no entanto, Jorge Wilheim, um visionário pragmático, sempre interessado nos grandes debates intelectuais, mas também desconfiado da aristocrática alienação de certos teóricos de esquerda, conseguiu propor políticas urbanas e ambientais que de fato ajudaram a melhorar a metrópole de São Paulo, apesar da especulação imobiliária privada e da usual inépcia da administração pública a que a cidade é submetida.

Wilheim teria podido se tornar professor de planejamento urbano da Universidade da California, em Berkeley. Mas, diferentemente de mim, ele disse não, e permaneceu vinculado a sua cidade, a seu país, a seu povo e a seus sonhos. Ocupou freqüentemente cargos públicos, sempre que surgia uma oportunidade para ser útil. Porém, permaneceu arquiteto e designer, nunca esquecendo que cidades também dizem respeito a beleza e funcionalidade, e que edifícios são formas vivas na paisagem visual de nossas mentes."

Trecho extraído do prefácio de Manuel Castells para o livro A Obra Pública de JW
Send by e-mail: