IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Livros IPH ABC do SUS: Doutrinas e Princípios

ABC do SUS: Doutrinas e Princípios

Secretaria Nacional de Assistência à Saúde Brasília - DF, Brasil - 1ª edição - 1990 Fazer download
Compartilhe
Disponível para download nesta página e consulta na Biblioteca do IPH

"O Ministério da Saúde entrega a primeira cartilha do Sistema Único de Saúde - SUS,
compreendendo suas doutrinas e seus princípios, inspirados na Constituição e na Lei Orgânica da Saúde.  Estão aqui consagradas certamente as aspirações de milhões de brasileiros que desejam um SUS que resgate a dignidade do setor saúde em todos os níveis, com descentralização, hierarquização, universalização e certamente com eficiência e resolutividade. 

Para elaborar este documento a Secretaria Nacional de Assistência à Saúde - SNAS recorreu à participação de instituições e profissionais de saúde que se empenharam em definir, numa linguagem simples e direta, o que devemos fazer para tornar o SUS modelo aplicado de saúde, confiável e com credibilidade.

Foram valiosas as sugestões recolhidas do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde - CONASS e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde -CONASEMS, bem como das equipes mobilizadas pela própria Secretaria para que houvesse um consenso do mais amplo possível e a deliberação de que precisamos avançar para darmos consistência às ações de saúde.

A primeira cartilha consagra "Doutrinas e Princípios" e a segunda, "Planejamento Local", a terceira, "Nomenclaturas, Parâmetros e Instrumentos de Planejamento", a Quarta, "Comunicação Visual do SUS". "

Fonte Resenha: ABC do SUS, p. 2
Enviar por e-mail: