IPH - Institute of Hospital Research

Publications IPH Books

Abrindo Caminhos: Os primeiros 40 anos da Eucatur

Prêmio Editorial São Paulo - SP, Brasil - 1ª edição - 2004
Share
Disponível para consulta na Biblioteca do IPH

Em 140 páginas e 130 ilustrações, a historiadora Maria de Fátima Bento Ribeiro e a psicóloga Odete Lodi contam a história de 40 anos da Eucatur, através de pesquisas e de mais de 60 depoimentos.

O livro é um relato histórico, descreve a trajetória da empresa de transportes fundada por Assis Gurgacz, em 1964, e tem como pano de fundo aquela que é considerada a maior migração do mundo: a dos habitantes da região Sul para o Norte do Brasil, mais especificamente para o estado de Rondônia. São comprovadas as estatísticas que afirmam que 80% da população que hoje habita Rondônia foi levada pela Eucatur.

O livro é dividido em três capítulos com enfoque econômico, político e institucional. Para escrevê-lo, as autoras colheram entrevistas, durante dois anos, em diversas regiões do país. As fontes são membros da família Gurgacz, funcionários e ex-funcionários da Eucatur e até políticos influentes. Um dos importantes depoimentos do livro é de Assis Canuto, um dos primeiros prefeitos de Porto Velho, ex-deputado e ex-senador.

Abrindo Caminhos também conta a coragem dos "heróis da estrada", motoristas da empresa que enfrentaram atoleiros e desbravaram o trecho que leva ao Norte. A chegada da Eucatur a Manaus, na década de 1990, é outro ponto de destaque, que evidencia a "saga da família", como se referem as autoras.

Fonte: https://www.fag.edu.br/noticia/108
Send by e-mail: