IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Biblioteca Periódicos

Revista IPH Nº 15

IPH São Paulo, SP - Dezembro de 2018 Fazer download
Compartilhe

É com alegria que fechamos o ano de 2018 com a edição de número 15 da Revista IPH. Este número traz duas questões eminentemente contemporâneas: a inclusão de fontes de energias alternativas em âmbito hospitalar e a implantação de sistemas integrados de gestão na engenharia.


A experiência vivida na implantação do sistema de gestão do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo é relatada no artigo "Implantação de Sistema Integrado de Gestão de Engenharia Clínica", redigido pela equipe, aponta resultados e o impacto nos indicadores. Um estudo de caso que ajuda a compreender o processo de implementação de um novo sistema e os resultados obtidos.

Já o artigo "Sistemas fotovoltaicos conectados à rede: breve histórico e aplicações em ambiente hospitalar" consegue mostrar um capítulo muito recente da nossa história com a crescente, mas ainda incipiente, inclusão de energia fotovoltaica em hospitais, apontando as relações entre custo e benefício e um breve estudo de caso. Esperamos que esse artigo possa contribuir não só para a incorporação do uso, mas especialmente para a reflexão sobre como novas alternativas energéticas podem ser usadas nos edifícios de saúde.


Há ainda um tema recorrente nas pesquisas da atualidade, a questão da "humanização", que está contemplada em dois artigos desta edição, são eles: "Humanização no Ambiente Hospitalar" e "Hospitalidade x Hotelaria Hospitalar x Humanização".


Não poderíamos deixar de abrir espaço para uma reflexão sobre o nosso próprio trabalho, assim, apresentamos também o artigo sobre Irineu Breitman, arquiteto que teve parte de sua obra na área da saúde incorporado ao Acervo IPH e foi tema de exposição realizada pelo Instituto neste ano de 2018. O artigo compila as primeiras reflexões sobre alguns de seus projetos hospitalares geradas a partir da curadoria da exposição. Esperamos com isso incitar a curiosidade de outros pesquisadores a se debruçarem sobre a obra de Irineu Breitman e de outros arquitetos brasileiros dos séculos XX e XXI.


Desejamos que a edição de 2018 provoque novas reflexões e possibilite diálogos para o ano vindouro.

  • Implantação de Sistema Integrado de Gestão de Engenharia Clínica
  • Sistemas fotovoltaicos conectados à rede: breve histórico e aplicações em ambiente hospitalar
  • A arquitetura de hospitais de Irineu Breitman
  • Humanização no Ambiente Hospitalar
  • Hospitalidade x Hotelaria Hospitalar x Humanização
Enviar por e-mail: