IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Biblioteca Periódicos

Revista IPH Nº 16

IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares Planejamento Hospitalar, Arquitetura São Paulo - Dezembro de 2020 Fazer download
Compartilhe

Temos o prazer de publicar mais uma edição da Revista IPH, a de número 16. A Revista IPH é um periódico técnico-científico que tem por objetivo divulgar e fomentar o conhecimento nas áreas de arquitetura, engenharia e administração dos edifícios de saúde.


É a partir do empenho e da generosidade de professores, pesquisadores e profissionais que a Revista IPH vem crescendo como uma referência para aqueles que querem se atualizar sobre os conhecimentos relacionados à área hospitalar.


Esta edição traz textos de pesquisas recentes na área hospitalar, muitos na área de arquitetura. O texto "Análise de setorização e conforto em hospitais contemporâneos pediátricos" investiga a setorização dos fluxos e o conforto de dois hospitais pediátricos, apresentando soluções e alternativas para o atendimento às necessidades dos usuários. Já o texto "O caminho da morte: o fluxo e a relação entre ambientes e utentes" traz uma revisão bibliográfica sobre o tema e aponta a necessidade de mais pesquisas. Por sua vez, o estudo de caso "A Casa de Parto do Rio de Janeiro: referência de atendimento ao parto humanizado e de resistência aos percalços da gestão pública" fala sobre a influência dos atributos sensíveis das ambiências na percepção dos usuários sobre o espaço de saúde.


A importância do cuidado com a qualidade do ar, em especial nas UTIs, é apresentada no trabalho "Riscos de infecções pela presença do fungo Aspergillus.sp: Reformas em hospitais e sistemas de climatização", que discute, a partir da análise de relatórios de ensaios microbiológicos do ar em uma UTI de um hospital público de alta complexidade, a presença dos microrganismos que oferecem riscos à saúde humana, especialmente o fungo Aspergillus, diretamente associado aos canteiros de obras e aos sistemas de tratamento de ar.


Por fim, a pesquisa "Financiamento da Saúde no Mundo" analisa questões globais relacionadas à manutenção financeira dos sistemas de saúde, independentemente das diferenças regionais ou das políticas adotadas. Um assunto premente não só para os gestores, como também para todos os envolvidos no setor.


Nesta edição de 2019, agradecemos aos autores, que submeteram seu trabalho ao escrutínio público, e especialmente aos pareceristas, que tão generosamente avaliaram os textos submetidos, sugerindo correções e ajustes.


Reiteramos que a Revista IPH é um espaço de diálogo sempre aberto para a contribuição de todos, boa leitura!

  • Análise de setorização e conforto em hospitais contemporâneos pediátricos
  • A Casa de Parto do Rio de Janeiro: referência de atendimento ao parto humanizado e de resistência aos percalços da gestão pública
  • Riscos de infecções pela presença do fungo Aspergillus.sp: Reformas em hospitais e sistemas de climatização
  • Financiamento da Saúde no Mundo
  • O caminho da morte: o fluxo e a relação entre ambientes e utentes
Enviar por e-mail: