IPH - Institute of Hospital Research

Collection Architectural Projects

Centro de Saúde, Lins, SP Jarbas Karman

Lins - SP, Brasil 1962

Sobre o Centro de Saúde de Lins, Jarbas Karman escreve na página 40 da revista Acrópole em 1964:

"Êste Centro apresenta bem definidos e agrupados as 5 unidades básicas: no pavimento térreo a administrativa, de recreação e de serviços gerais e no superior as clínicas e de ensino e higiene.
Os acessos ao pavimento superior são feitos por duas rampas externas, em sentido oposto, suspensas por tirantes presos ao beiral, uma de cada face do prédio, servindo, respectivamente aos setores de clínica geral e de tb, lepra etc.
Não obstante também esta Unidade observar o princípio de fichário centralizado, integrado e unificado, não o situou em posição central, mas no extremo esquerdo do pavimento térreo. A tramitação da ficha-família e o seu encaminhamento aos diferentes setores do Centro faz por meio de mensageiros, através do corredor intermediário e por tubos de intercomunicação, já que a solução por correio pneumático é demasiadamente dispendiosa.
O corredor intermediário que corre por cima do fôrro rebaixado do corredor central inferior, permite pé-direito de quase 2 m, em vista do vão inter-andares, destinado à livre passagem das canalizações e à ventilação cruzada."


Publicações de Jarbas Karman referente a esse projeto, com download disponível:






Material original disponível para consulta no IPH mediante agendamento de visita.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Centro de Saúde (Clube de Saúde). Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/centro-de-saude-120>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Share


Image Gallery



Send by e-mail: