IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Acervo Projetos Arquitetônicos

Hospital Atibaia Ltda., Atibaia, SP Jarbas Karman

Atibaia - SP, Brasil 1968

1ª etapa: 

área 13.927,42 m2
95 leitos

Atraídos pelo magnetismo da Rua Principal, mais cara de Atibaia, o Hospital adquiriu um terreno triangular, envolvido por três ruas movimentadas. Foram aconselhados por Karman a vender essa área e adquirir outra maior, fora do centro e fora dos ruídos, poluição e movimento do centro. Após longa procura, informaram que, em Atibaia, não havia área nas condições especificadas.

Então Karman reuniu-se ao comboio de carros e foram à procura de área; selecionaram uma rua e foram avante; os proprietários do futuro hospital foram se sobressaltando, estavam a 500 m da Praça Central, a 1.000m, a 2.000m!

Finalmente encontraram uma magnífica área, panorâmica, bem orientada, solo sólido, bem servida de condução e de serviços públicos, zona não industrial e no sentido da evolução da cidade.

A medida que o Hospital ia se desenvolvendo, novas áreas foram sendo acrescidas.

Hoje, o "Novo Hospital" é uma importante e considerada instituição de saúde; seus donos felizes e realizados; fato que não teria acontecido caso o Hospital houvesse sido erigido na estrangulada área central, sem futuro e sem Plano Diretor.

Fonte: Pranchas da Sala Especial Jarbas Karman, 2001.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Hospital Atibaia Ltda. Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/hospital-atibaia-ltda-70>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Compartilhe





Enviar por e-mail: