IPH - Institute of Hospital Research

Collection Architectural Projects

Hospital São Domingos, Uberaba, MG Jarbas Karman e Alfred Willer

Uberaba - MG, Brasil 1958

Maquete do Hospital S. Domingos. Jarbas Karman e Alfred Willer, 1958.


Localizado em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, o Hospital e Maternidade São Domingos foi projetado em 1958, encomendado pela irmã Angelina Rezende e outras doze irmãs que já eram responsáveis pela Escola de Enfermagem Frei Eugênio.


O projeto tem partido horizontal, dividido em dois blocos, com acesso por três ruas diferentes.


Horizontalidade em dois blocos


O lote que ocupa uma faixa final de quarteirão, com leve desnível no sentido da rua Av. Fr. Paulino para a rua Cap. Domingos, faceia três ruas. Essa condição cria a possibilidade de diferentes pontos e níveis de acesso. O partido do projeto busca a maior horizontalidade possível para o conjunto hospitalar e aproveita as possibilidades de acesso.


O projeto foi organizado em dois blocos de mesma altura, mas com número de pavimentos diferentes. O bloco maior, com dois pavimentos acima e dois pavimentos abaixo da cota térrea, abriga administração, enfermarias, berçário, ambulatório, pronto-socorro, laboratório, fisioterapia, radiologia, vestiário de funcionários, almoxarifado, caldeiras, oficinas, cozinha, velório e o acesso do público. O bloco menor, com dois pavimentos acima da cota térrea, abriga a residência das Irmãs Dominicanas, capela, centro cirúrgico, centro obstétrico e unidade de terapia intensiva.


No bloco maior, a ligação dos pavimentos ocorre por escada, elevadores e rampa em todos os pavimentos. O bloco menor se liga ao maior por uma passarela no 1º andar (segundo pavimento em relação à cota térrea). Não existe ligação vertical entre os níveis do bloco menor, sendo o 1º andar do bloco menor uma extensão do bloco maior.  Em virtude de possuir menos pavimentos e mais formas de ligação entre os níveis, as unidades funcionais apresentam-se de forma contígua.


Os acessos estão em três espaços: na Av. Fr. Paulino, o acesso nobre que dá para ao hall principal e a capela; na Rua da Constituição, o acesso ao ambulatório e ao pronto-socorro; e pela Rua Cap. Domingos - a cota mais baixa do lote -, o acesso dos funcionários e de serviços.


Peculiaridades nas enfermarias

 

 Assim como no projeto desenvolvido para o Hospital de Clínicas de Pelotas (1956), a unidade de enfermaria possui duas particularidades: os postos de enfermagem e os berçários.

 

Os postos de enfermagem são descentralizados, posicionados nos corredores. Isso possibilita à equipe médica ficar mais próxima do paciente, racionalizando os percursos e melhorando o atendimento. Essa tipologia de postos de enfermagem, chamada pelo próprio autor, Jarbas Karman, de "postinho", se tornou um grande campo de pesquisa, sendo aplicado em vários de seus projetos.

Os berçários são posicionados à frente dos quartos de maternidade, com visor transparente, a fim de que as mães mantenham contato com seus filhos em tempo integral. Assim como nas outras áreas da unidade, os postos de enfermagem são descentralizados, ficam no corredor junto aos berçários, com visor transparente para o acompanhamento dos recém-nascidos.


Iluminação e ventilação através da cobertura do último pavimento


A laje que arremata o último pavimento possui rebaixos nos corredores a fim de criar aberturas para as enfermarias e para os ambientes que ficam localizados no centro do pavimento. O telhado possui um desenho que possibilita aos rebaixos proporcionarem essa iluminação e ventilação naturais aos ambientes, através de recortes e recuos. Telhas translúcidas também foram indicadas para criar luminosidade nos ambientes recuados das fachadas.

O projeto possui 120 leitos e 7.200 m2.

Foi construído em sua totalidade e opera até hoje.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Hospital São Domingos. 2014. Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/hospital-sao-domingos-176>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Share





Send by e-mail: