IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Acervo Projetos Arquitetônicos

Unidades de Saúde - SP Jarbas Karman

Estado de São Paulo 1962

Foi no Governo de Carvalho Pinto que a Karman foi convidada a projetar 5 Unidades de Saúde dentro do programa encetado pelo Governo Estadual para a reestruturação dos Serviços de Saúde.

Constituiu excelente oportunidade para a sistematização e a racionalização do planejamento de Unidades Sanitárias e, principalmente, para consolidar a coordenação das atividades sanitárias, efetivando a tão desejada "polivalência das unidades sanitárias". Era incompreensível que, numa época em que o conceito de saúde pública já havia evoluído da fase de saneamento do meio, para a de epidemiologia e para a fase social, que entre nós ainda perdurasse a mentalidade do fracionamento da medicina em preventiva e curativa e se defendesse a pluralidade de unidades locais: postos de higiene, postos de tracoma, postos de malária, postos de puericultura, postos de reidratação, dispensário de tuberculose, de lepra, saúde escolar, etc.

O Programa elaborado visava: total entrosamento das atividades e a efetivação de Centros de Saúde Integrados. Percalços de toda a ordem se opunham à integração: rotinas, empirismo, política, poder, egocentrismo, tradição e outros. O planejamento dessas 5 Unidades visava romper essas irracionais, onerosas e inflexíveis barreiras.

Felizmente, nos dias atuais, a integração é a mais ampla: entre órgãos públicos e órgãos privados, entre o técnico e o social, entre hospitais e unidades de saúde; coletividade, agentes sanitários, mídia, outros.

Os Programas das 5 Unidades, apesar de diferenciados, obedeciam a uma ordenação racional de espaços:

a) Unidades - Unidade administrativa, unidade de clínicas, unidade de ensino e higiene, unidade social e recreacional, unidade de serviços gerais.

b) Agrupamentos - geral e de especialidades.

Fonte: Pranchas da Sala Especial Jarbas Karman, 2001.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Unidades de Saúde. 2014. Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/unidades-de-saude-934>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Compartilhe


Galeria de Imagens



Enviar por e-mail: