IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Eventos e Novidades Exposição "Irineu Breitman: do hospital moderno ao contemporâneo"

30 de outubro de 2018

Exposição "Irineu Breitman: do hospital moderno ao contemporâneo"

Irineu Breitman
Irineu Breitman
Com entrada gratuita, exposição homenageia a arquitetura de Irineu Breitman e acontece junto ao VIII CBDEH, entre 30 de outubro e 01 de novembro no Expo Unimed em Curitiba, PR.

Ainda pouco estudada pelos brasileiros, a arquitetura em saúde no Brasil tem grandes expoentes. O IPH tem buscado dar visibilidade a essa produção. Esse ano a instituição montou uma exposição que corre em paralelo à homenagem do VIII Congresso da ABDEH para o arquiteto Irineu Breitman. 

Nascido em 1930, natural de Cachoeira do Sul, Irineu Breitman projetou os mais diversos tipos de edifícios, entre os quais se destacam seus hospitais. O seu primeiro hospital, o Fêmina contou com a consultoria do Arq. Jarbas Karman, do qual se tornou grande amigo.

Os visitantes da Expo Unimed poderão ver uma seleção de projetos que tem início com o Hospital Fêmina de 1954 - edifício vertical que acompanha de modo deliberado os pontos da arquitetura moderna, e chega até os projetos mais contemporâneos como o Hospital Regional Dr. Hans Dieter Schmidt de 1979, sem deixar de passar pelo hospital Joana de Gusmão de 1977, momento de transformação na obra de Breitman, entre outros projetos de destaque.

A mostra, cuja curadoria ficou a cargo dos arquitetos Erick Vicente (IPH) e Eduardo Kariya Nishitani (ABDEH/PR), aponta alguns aspectos projetuais marcantes na obra de Irineu Breitman, como o uso de meias-rampas, as unidades de internação, a organização do programa, iluminação e ventilação naturais, entre outros. A exposição conta também com uma sala de projeção de vídeos com trechos de entrevistas e palestras.
  
A exposição teve colaboração do arquiteto Lucio Breitman - filho do homenageado, do arquiteto e fotógrafo Marcelo Donadussi e do arquiteto Júlio César dos Santos Nardino.

O evento faz parte de um esforço maior do IPH em conservar e promover a pesquisa da produção de arquitetura brasileira na área de saúde. Além de realizar a exposição, o instituto está incorporando parte do acervo de Irineu Breitman, que ficará disponível para pesquisadores interessados.


Compartilhe
Galeria de Imagens
Enviar por e-mail: