IPH - Institute of Hospital Research MENU Investing in knowledge

Hospital in Process Formation

Curso Básico de Engenharia e Manutenção Hospitalar - Turmas 2016! IPH (Free Course)
O Curso Básico de Engenharia e Manutenção Hospitalar é um curso livre com carga horária de 16 horas, para engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos e outros profissionais da área da saúde com interesse em melhorar sua competência em manutenção predial hospitalar.

Professor: Fumio Araki

Objetivos do Curso:

O curso tem como objetivo principal apresentar aos gestores principiantes na área de Engenharia e Manutenção Hospitalar:

  • A responsabilidade do cargo num ambiente em que se lida com risco de morte de pacientes a todo instante. Serão apresentadas e discutidas em sala, as responsabilidades civis e criminais diante de incidentes e de acidentes provocados por falhas técnicas;
  • A importância da redundância de equipamentos vitais para assegurar a conservação e a manutenção de vidas em setores críticos de uma instituição hospitalar;
  • A importância da equipe de engenharia e manutenção selecionada, treinada e qualificada, para atuar com segurança e qualidade, nas atividades técnicas em hospitais;
  • A importância de conhecimentos básicos de normas do Ministério da Saúde, da Vigilância Sanitária, do Ministério do Trabalho, da ABNT, e de outros órgãos pertinentes, que preconizam e estabelecem as obrigações mínimas e necessárias;
  • A importância da pesquisa de empresas e de profissionais habilitados e qualificados do mercado para terceirizações e contratações de serviços específicos com a máxima segurança;
  • A importância gestão de contratos, da assessoria jurídica e corresponsabilidades;
  • A importância do conhecimento de normas técnicas para as boas práticas de elaboração de projetos, construções, obras, reformas, instalações prediais, manutenção predial e de equipamentos.

Programa: Visão de Mercado do Gestor de Manutenção Hospitalar; Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva; Normas Técnicas do Ministério da Saúde - RDC 50 e outros; Manutenção no Controle de Infecção Hospitalar; Noções de Arquitetura Hospitalar, Projetos, Reformas e Ampliações Hospitalares; Cronograma Físico e Financeiro; Instalações Elétricas e Hidráulicas; Gases Medicinais; Ar Condicionado Central; Salas Limpas - contagem de partículas e teste microbiológico do ar; Vigilância Sanitária ? aprovação de projetos e fiscalizações/autuações; Dimensionamento de equipe de Manutenção e Controles de Produtividade; Custos de Manutenção Predial; Almoxarifado de Manutenção; Controles de Consumo de Utilidades (energia elétrica, água, gases medicinais) através de indicadores; Gestão de Contratos Terceirizados de Manutenção e de Obras; Cálculo de Custos de Manutenção dos Diversos Ambientes e Procedimentos Hospitalares; Plano Diretor; Estudo de Viabilidade Econômico e Financeiro de investimentos de reformas e ampliações; outros.

Dias 05 e 06 de novembro de 2016 - Sábado e domingo

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Carga horária: 16 horas

Local: Espaço Maestro, Rua Maestro Cardim, 1.170, Paraíso, São Paulo, SP. Próximo ao Metrô Paraíso/Shopping Paulista - São Paulo, SP.


Investimento: R$ 600,00 (setecentos reais) - material didático incluso


Formas de pagamento: 

  • »Pagamento à vista R$ 550,00 com desconto (até 25/10)   
  • »3 x 200,00 = 1ª 25/08, 2ª 25/09, 3ª 25/10.

    Inscrições: secretaria@iph.org.br ou tel. (11) 3868.4830

    Certificação: O IPH fornece certificado de conclusão de curso aos alunos aprovados

    Nº de vagas: 30

    Documentos para a matrícula: RG, CPF, comprovante de pagamento do curso, ficha de matrícula preenchida.

    Sobre o Prof. Fumio Araki: Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UNICAMP e FUNDACENTRO - 1975, Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP- 1999. Atua há 36 anos em Engenharia e Manutenção Hospitalar em hospitais de grande porte de São Paulo. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu de Engenharia e Manutenção Hospitalar na Faculdade IPH e na FEI de 2000 a 2010.  Ministrou o curso de Manutenção Hospitalar na FIA-USP - MBA em SAÚDE - 2009. Fez consultorias técnicas em Hospitais de grande porte de Manaus e Angola - 2008, 2009, 2011 e 2012.

    Observações:
    • Fica reservada à Coordenação Geral do IPH a substituição de professores por outros, de igual qualificação, caso haja necessidade.
    • Não haverá reembolso em caso de desistência ou ausência do aluno.
    • O curso será realizado mediante número mínimo de inscritos para viabilização da turma. Caso contrário, os alunos que já tiverem efetuado o pagamento serão ressarcidos em até 30 dias úteis, mediante solicitação ao IPH.
    http://www.iph.org.br
    V Workshop Internacional: Controle de Contaminação em Sala Cirúrgica SBCC - Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação e IIER - Instituto de Infectologia Emilio Ribas (Short Term)
    23 de junho de 2015

    Local: Instituto de Infectologia Emilio Ribas (Av. Doutor Arnaldo, 165, São Paulo - SP)
     
    Objetivo
    Abordar temas sobre o controle de contaminação em ambientes hospitalares.

    Público-alvo
    Médicos, médicos cirurgiões, farmacêuticos, biomédicos que atuam nas áreas de CCIH, e Garantia da Qualidade, além de outros profissionais interessados em normas e diretrizes, em processos assépticos, engenharia e demais áreas afins.

    Palestrantes
    Frans W. Saurwalt e Koos Agricola

    Frans W. Saurwalt - Gerente Técnico da unidade de negócios de controle de contaminação da Kropman BV. Responsável pelos projetos de controle de contaminação na indústria farmacêutica, biotecnologia, saúde, alimentos, micro-E quanto a HVAC, construção de salas limpas, utilidades, utilidades limpas, processo e integração. Consultor quanto aos conceitos, especificação, projeto, documentação, qualificação/validação, e operação para a indústria e o governo holandês.

    Koos Agricola - Engenheiro de Processos na R&D Océ Technology a Canon Company e responsável por controle de contaminação e salas limpas. Mestre em Física Aplicada na Universidade de Twente. Professor e coordenador de cursos de tecnologia de sala limpa, comportamento, projeto, controle de contaminação e limpeza. Especialista em diretrizes sobre comportamento em salas limpas, classificação de salas limpas. Presidente do Grupo de Projeto sobre medição de partículas sedimentadas.

    Realização
    SBCC - Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação
    IIER - Instituto de Infectologia Emilio Ribas

    Inscrições gratuitas e vagas limitadas
     

    http://
    Course 2 INBEC (Graduate) At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquid ex ea commodi consequat. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. http://www.inbec.com.br/pos-graduacao/especializacao-em-arquitetura-hospitalar