IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Especial 60 Anos

Compartilhe
Fazer download
Capa Revista IPH Edição Especial
Jarbas Karman e a Arquitetura Hospitalar Depoimento de Elgson Ribeiro Gomes sobre Jarbas Karman.
Futuras Tendências para o Desenho do Ensino e da Pesquisa Hospitalar Artigo do Prof. Romano del Nord sobre o Ensino e a Pequisa Hospitalar.
Centro Cirúrgicos: Uma Abordagem Texto do Eng. Celso Simões Alexandre discutindo as normas de ar condicionado em Centros Cirúrgicos.
Capa Revista IPH Edição Especial Especial 60 Anos Maio / 2014
Número especial que marca a retomada da Revista IPH, em formato eletrônico, com a Edição Especial de 60 anos, para a qual ex-alunos e professores do IPH, além de antigos colegas de Jarbas Karman foram convidados a participar. 

O que o leitor poderá encontrar nos artigos que seguem são as vozes múltiplas que mostram a complexidade e variedade dos meandros da arquitetura para a saúde e de sua administração. Uns são o relato vivo de uma história, outros questionam o presente, todos compõem o quadro que sempre caracterizou o IPH, abrindo espaço para o debate, e incentivando a troca de ideias. 
  • Editorial IPH Editorial da Revista IPH nº 10 - Edição Especial de 60 Anos.
  • Futuras Tendências para o Desenho do Ensino e da Pesquisa Hospitalar Romano del Nord A habilidade de antever, com previsões de cunho tecnológico, os efeitos da inovação no desenho de facilidades complexas como hospitais sempre foi o desafio mais ambicioso dos designers com interesse em pesquisa. Ser capaz de relacionar soluções inovadoras de design com cenários futuros é por si só um sinal de inovação e representa um talento que, em minha opinião, marcou o processo de criação das conquistas de Jarbas Karman ao longo de sua vida. Este texto é dedicado a ele,...
  • Jarbas Karman e a Arquitetura Hospitalar Elgson Ribeiro Gomes O texto a seguir é um emocionado depoimento do Prof. Elgson Ribeiro Gomes feito especialmente para o relançamento da Revista IPH, pouco antes de seu falecimento. Como amigo de Jarbas Karman e testemunha da história da arquitetura hospitalar no Brasil, ele mesmo engenheiro e arquiteto, tendo produzido obra própria, conta aqui alguns detalhes exclusivos que temos o prazer de trazer aos nossos leitores a guisa de homenagem.
  • Centros Cirúrgicos: Uma Abordagem Celso Simões Alexandre Texto do Engenheiro Celso Simões Alexandre sobre normatização de ar condicionado em salas cirúrgicas.
  • Conforto Acústico em Ambientes de Saúde: Música, Paisagismo e Materiais de Revestimento como Soluções Humanizadoras Fábio Bitencourt O presente trabalho é uma revisão bibliográfica narrativa que visa descrever e discutir as questões relativas ao conforto acústico, vinculando-o às responsabilidades projetuais arquitetônicas que possibilitem melhores resultados assistenciais para os serviços de saúde (ROTHER, 2007; POPE, 2005). Destacam-se os aspectos conceituais do ruído e os consequentes riscos à saúde, a utilização do paisagismo, da música e dos materiais de revestimento e sua aplicação no projeto...
  • Engenharia e Manutenção Hospitalar: O Compromisso para a Manutenção de Vidas Fumio Araki Lamentavelmente, a manutenção hospitalar é vista ainda por alguns dirigentes como uma dispendiosa fonte de despesas. O nosso produto final é o paciente, uma vida que perdida não tem volta, portanto não temos a chance de errar: os equipamentos críticos e as instalações hospitalares primordiais não podem sofrer interrupções por falhas técnicas ou humanas. Na maioria dos nossos hospitais, predomina ainda a Manutenção Corretiva ao invés da Manutenção Preventiva. ...
  • A Comunicação e a Liderança em Instituições de Saúde Teresinha Covas Lisboa "Liderança é a capacidade que um indivíduo possui para aglutinar pessoas ao redor de uma ideia, de um princípio, de uma filosofia ou de um objetivo, espontaneamente." (Rodriguez, 2005). A comunicação é utilizada como um processo de interação de pessoas com pessoas e tem sido uma ferramenta para as correções de conflitos e mudanças de comportamentos nas organizações.
  • A Relação Profissionais de Saúde e Clientes - Tendências e Perspectivas - 2014 Roberto Kanaane Atualmente, no contexto da Saúde, a grande temática é a busca da qualidade, no sentido mais amplo. Nesse sentido, instituições e profissionais estão atentos à questão, buscando extrair o máximo aproveitamento de tecnologias, atuando em equipe para a resolução de problemas, enfim, apontando soluções e avaliando resultados. Tem-se enfrentado problemas estruturais, funcionais e comportamentais significativos, o que tem levado a área da Saúde a focalizar a Gestão Qualidade,...
« voltar
Enviar por e-mail: