IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 11

Compartilhe
Fazer download
Capa Revista IPH Nº 11
Uma Abordagem Salutogênica em Relação ao Projeto de Ambientes Médicos no Setor Público Enquanto a prática clínica foca no tratamento de doenças, existe um grande número de pesquisas que sugerem que a qualidade de tudo o que nos cerca cotidianamente é muito importante para a manutenção do bem-estar.
Entrevista com o Arquiteto Siegbert Zanettini Num belo dia de sol, a equipe do IPH teve o prazer de ser recebida por Zanettini, em seu escritório na Vila Olímpia, para uma conversa sobre os últimos 60 anos de arquitetura, a formação de arquitetos, a arquitetura hospitalar e, claro, sobre a visão de c
A moderna arquitetura de saúde e a cidade Ana Albano Amora discorre sobre a evolução do edifício hospitalar, partindo do processo de urbanização francesa baseado em noções de salubridade, no século XVIII, passando pela reconstrução do Hotel Dieu, que gerou uma série de constatações científicas a
Capa Revista IPH Nº 11 Revista IPH Nº 11 Dezembro / 2014
Revista IPH número 11, dá continuidade em formato eletrônico da sua antecessora impressa. 

Esta edição mostra um pouco do que foi discutido no VI CBDEH - Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar - Florianópolis 2014.

Veja o excelente artigo do arquiteto e professor sueco Alan Dilani propondo uma nova forma de pensar a arquitetura de estabelecimentos de saúde a partir do paradigma da "salutogenia".

Leia a entrevista com o arquiteto e professor Siegbert Zanettini, de São Paulo, contando um pouco de sua trajetória pioneira na arquitetura bem como mostrando um pouco de sua visão de mundo.  

Nesta edição temos também contribuições da Profa. Dra. Ana Amora Albano, da Fiocruz, falando sobre a relação da arquitetura da saúde e a cidade e do Prof. Dr. Maurício Waldman e co-autores sobre a saúde dos catadores. 


  • Editorial - Revista IPH 11 IPH Temos o prazer de apresentar mais uma edição da Revista IPH, a de número 11, que dá continuidade em formato eletrônico da sua antecessora impressa.
  • Entrevista com o Arquiteto Siegbert Zanettini IPH Num belo dia de sol, a equipe do IPH teve o prazer de ser recebida por Zanettini, em seu escritório na Vila Olímpia, para uma conversa sobre os últimos 60 anos de arquitetura, a formação de arquitetos, a arquitetura hospitalar e, claro, sobre a visão de como deve ser a boa arquitetura. A conversa se estendeu até o início da tarde e transcrevemos um trecho para os nossos leitores aqui.
  • Uma Abordagem Salutogênica em Relação ao Projeto de Ambientes Médicos no Setor Público Alan Dilani Enquanto a prática clínica foca no tratamento de doenças, existe um grande número de pesquisas que sugerem que a qualidade de tudo o que nos cerca cotidianamente é muito importante para a manutenção do bem-estar.
  • A moderna arquitetura de saúde e a cidade Ana Albano Amora Para falar da moderna arquitetura para a saúde e a cidade torna-se necessário fazermos uma incursão pelos termos deste título para entendermos como se relacionam. A discussão acerca de uma cidade sã, limpa e desprovida de riscos à saúde coletiva não é um fato novo, esse pensamento está no bojo das concepções modernas sobre a cidade e sobre a arquitetura hospitalar. Essa luta pela salubridade das cidades nos remete, sem medo de anacronismos, à Europa do século XVIII e ao...
  • Trabalho e Saúde: Um Estudo Sobre Catadores de Recicláveis em Poços de Caldas - MG Maurício Waldman, Cristiane Aparecida Silveira, Yula de Lima Merola, Juliana Loro Ferreira Estudo sobre a saúde dos catadores de recicláveis em Poços de Caldas, MG. Essa pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde através do Programa de Educação pelo trabalho para Saúde PET-Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Poços de Caldas.
« voltar
Enviar por e-mail: