IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 14

Compartilhe
Fazer download
Capa Revista IPH - 14 - Especial Centenário Jarbas Karman
Planos Diretores para hospitais nos dias de hoje Jonas Badermann de Lemos é Arquiteto e Urbanista, especialista em Administração Hospitalar e titular do Escritório de Arquitetura Badermann Arquitetos Associados desde 1993. É professor de diversos cursos na área.
Normas de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde no Brasil Antonio Pedro Alves de Carvalho é engenheiro e arquiteto, professor titular da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
Quando a ventilação natural saiu de moda nos hospitais Jeanne S. Kisacky é uma pesquisadora independente norte-americana que leciona história da arquitetura na Cornell University, na Syracuse University e em Binghamton University.
Capa Revista IPH - 14 - Especial Centenário Jarbas Karman Revista IPH Nº 14 Setembro / 2017
Especial Centenário Jarbas Karman

Em 13 de abril de 1917, nascia Jarbas Bela Karman, em Campanha, MG, Brasil, idealizador do IPH, que hoje o homenageia com uma nova edição da Revista IPH. É também um tributo ao seu espírito independente e crítico. Jarbas Karman não poupava esforços na busca por soluções criativas aos inúmeros desafios que sempre confrontaram os hospitais de qualquer época. Atenta a essa cultura de excelência implantada por seu fundador, a presente edição da Revista IPH aprofunda e atualiza importantes discussões sobre as inquietações e os problemas enfrentados pelos hospitais contemporâneos.

Assim, a Revista IPH 14 - Especial Centenário de Jarbas Karman buscou congregar nomes já consagrados na área e suas expertises. O arquiteto Jonas Badermann fala sobre "Planos Diretores para hospitais nos dias de hoje"; o texto do Prof. Dr. Antonio Pedro faz uma revisão das Normas de Arquitetura para estabelecimentos assistenciais de saúde, buscando aprofundar as discussões que vêm ocorrendo atualmente sobre a revisão da RDC 50; o artigo do Prof. Me. Evandro Pereira da Silva desenvolve o histórico da arquitetura da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo apontando a importância de se conhecer a história da arquitetura da saúde; a especialista em Hotelaria Hospitalar, Ana Augusta Blumer, traz a importância da hotelaria para a construção da tão falada "humanização". Há ainda a tradução do texto da pesquisadora americana Jeanne Kisacky, inédito em português, que traça um interessante e breve histórico da ventilação e iluminação nos edifícios hospitalares americanos desde o século 18 até os dias atuais.

Neste número, lamentamos a perda e homenageamos o arquiteto italiano Romano del Nord que, sempre generoso e competente, provia de materiais e boas conversas os interessados em projetos de saúde. Neste link, você poderá ler o artigo "Futuras Tendências para o Desenho do Ensino e da Pesquisa Hospitalar", escrito por ele especialmente para o IPH em 2014.

Esperamos que esta edição possa servir de fonte de informação e reflexão para todos aqueles que trabalham na área da saúde. Lembramos que a Revista IPH mantém sua política de total abertura para contribuições. 

  • Planos Diretores para hospitais nos dias de hoje Jonas Badermann de Lemos Jonas Badermann de Lemos é Arquiteto e Urbanista, especialista em Administração Hospitalar e titular do Escritório de Arquitetura Badermann Arquitetos Associados desde 1993. É professor de diversos cursos na área.
  • Normas de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde no Brasil Antonio Pedro Alves de Carvalho Antonio Pedro Alves de Carvalho é engenheiro e arquiteto, professor titular da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
  • Quando a ventilação natural saiu de moda nos hospitais Jeanne Kisacky Jeanne S. Kisacky é uma pesquisadora independente norte-americana que leciona história da arquitetura na Cornell University, na Syracuse University e em Binghamton University.
  • O hub de saúde Erick Vicente Trabalho brasileiro premiado com menção honrosa no "2017 UIA-PHG International Student & Young Architect Competition - Smart, Green & Beyond: Healthcare Facility of the Future"
  • Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: Patrimônio arquitetônico hospitalar Evandro Pereira da Silva O estudo de caso pretende evidenciar a importância do edifício da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo enquanto patrimônio arquitetônico hospitalar para a cidade e região, elencando os fatores contribuintes da tipologia arquitetônica acolhida pelos seus dirigentes para atendimento aos enfermos, viajantes, órfãos, idosos e abandonados em um período de acirrada marcação do território brasileiro, em especial o da capital paulista, por meio da análise da trajetória temporal...
  • A Influência da Arquitetura para Promoção da Hotelaria Hospitalar e Humanização Ana Augusta Blumer Salotti Ana Augusta Blumer Salotti é formada em Hotelaria pelo SENAC, com MBA em Gestão em Saúde pela UNIFESP e pós-graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.
« voltar
Enviar por e-mail: