IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos

Capa revista 13
Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos Gideon Oliveira Basilio e Eliane Basilio
Clima organizacional é o conjunto dos aspectos do ambiente empresarial que uma instituição apresenta, sendo influenciado pelo meio interno e externo. O Clima, quando diagnosticado, revela o grau de satisfação dos funcionários a partir de um conjunto de aspectos percebidos pelos mesmos.

As análises da pesquisa derivam do suprimento de suas expectativas e da cultura. Esse diagnóstico é relevante, pois permite identificar quais práticas otimizam ou comprometem o resultado final da empresa. 

O Hospital Adventista de Manaus (HAM) é certificado pela Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) em dois níveis: ONA I e ONA II; e é membro da Agência Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). É uma instituição filantrópica mantida sobre os ideais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o que explica o entendimento de "o amor a Deus e ao próximo, tendo o paciente como centro das atenções..." como a descrição de seus valores institucionais.

Dessa forma, é essencial que o Clima Organizacional esteja de acordo com os princípios preconizados pela mantenedora.  Assim, viu-se no Diagnóstico do Clima Organizacional o método técnico, formal e científico que deveria nortear as práticas a serem desenvolvidas pelo HAM.

Para tanto, com o suporte de uma consultoria externa, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por amostragem, considerando dois níveis hierárquicos: líderes e liderados.

Quando qualitativa, sob entrevista e dinâmicas, foi considerada a exposição verbal da amostra. Quando quantitativa, foi utilizado um instrumento de pesquisa em forma de questionário eletrônico, respondidos por meio da escala de Likert, preenchido de forma sigilosa.

A pesquisa se baseou em analisar diversas temáticas a partir de quatro grandes grupos, no qual cada um representa uma dimensão de influência no ambiente de trabalho, a saber: Cultura e Gestão (políticas institucionais, organização, foco no cliente, cultura da qualidade), Liderança (estilo de liderança, reconhecimento, comunicação e feedback e autonomia & desenvolvimento), Gestão de Pessoas (remuneração, aprimoramento e valorização & recompensa) e Ambiente de Trabalho (condições de trabalho, relações interpessoais e conteúdo do trabalho & sentido de realização).

Com o Diagnóstico feito, a Administração do HAM se propôs a desenvolver o programa HAMARH (Hospital Adventista de Manaus Avalia, Reconhece e Humaniza) para atender as principais necessidades dos colaboradores a partir de políticas estratégicas que valorizassem o resultado obtido no Clima Organizacional.

Por meio desse programa, foi possível identificar a necessidade dos colaboradores e ofertar os incentivos e benefícios. Com essas ações, a média do índice de turnover de 2014 foi de 2,75% para 1,94% em 2015, uma redução de 30%.

O programa HAMARH, tem contribuído de forma significativa para a retenção de talentos, dessa forma, o HAM institui práticas essenciais para transformar a instituição numa das melhores empresas para se trabalhar.



Gideon Oliveira Basilio. Administrador e Pastor. 
Atua como administrador em instituições da Igreja Adventista do 7º dia há vinte e sete anos, sendo os últimos seis como CEO do Hospital Adventista de Manaus.

Eliane Selma de Magalhães Basilio
Formada em Psicologia
Assumiu a Gestão de Pessoas no Hospital Adventista de Manaus há 6 anos.
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