IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Especial 60 Anos Editorial

Editorial IPH
O IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman tem sua origem na experiência de Jarbas Karman, cuja trajetória pessoal confunde-se com a história dos hospitais brasileiros. Em 1953, recém-chegado de seu mestrado em Yale, sentiu necessidade de compartilhar o que lá aprendeu, de fomentar diálogos e de continuar suas pesquisas em busca de melhores hospitais para o Brasil. 

Desse desejo nasceu a ideia de criar um centro que reunisse os interessados, estudiosos e profissionais, ideia que rapidamente pôs em prática e que, após o 1º Curso de Planejamento de Hospitais, tornou-se o IPH: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares, que hoje traz o nome de seu idealizador.

Em 1955 o IPH lança sua primeira revista, a Revista Hospital de Hoje, um importante veículo de discussão e divulgação para os que construíam e administravam hospitais, publicação que perdurou até 1969. Em 2000, o IPH volta a ter uma publicação própria, a Revista IPH. Esse periódico teve por força motriz a Faculdade de Administração IPH, com textos de alunos e professores dos cursos de Administração de Empresas e de Administração Hospitalar. Jarbas Karman cuidava pessoalmente da edição desse material e, frequentemente, convidava colegas brasileiros e estrangeiros a contribuir, traduzindo textos  ou produzindo artigos e comentários.

Hoje temos o prazer de anunciar a retomada da Revista IPH, em formato eletrônico, com a Edição Especial de 60 anos, para a qual ex-alunos e professores do IPH, além de antigos colegas de Jarbas Karman foram convidados a participar. O Arquiteto e Engenheiro Elgson Ribeiro Gomes fez questão de nos enviar seu emocionado depoimento, que muito nos tocou, e que publicamos em homenagem póstuma a este devotado amigo de Jarbas Karman, falecido recentemente. 

O que o leitor poderá encontrar nos artigos que seguem são as vozes múltiplas que mostram a complexidade e variedade dos meandros da arquitetura para a saúde e de sua administração. Uns são o relato vivo de uma história, outros questionam o presente, todos compõem o quadro que sempre caracterizou o IPH, abrindo espaço para o debate, e incentivando a troca de ideias. 

A partir de agora, o Brasil pode contar com uma publicação científica bilíngue, nas áreas de arquitetura, administração e engenharia dos edifícios de saúde.  Nossas páginas estão abertas a todos os pesquisadores e profissionais com algo a dizer, e que venham contribuir para uma saúde melhor em nosso país. Que venham os próximos 60 anos!
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: