IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Biblioteca Periódicos

Capa Revista IPH online Edição Especial 60 Anos

Revista IPH 10 - Edição Especial - IPH 60 anos

IPH 1ª edição - Maio de 2014 Fazer download
Compartilhe

A Revista IPH é uma publicação técnico-científica interdisciplinar com periodicidade semestral que mantém os mesmos objetivos originais das publicações do IPH, a saber: divulgar e fomentar o conhecimento em Arquitetura, Engenharia, Administração e demais áreas que contribuam para a melhor construção e gestão dos edifícios de saúde.

  • EDITORIAL
  • FUTURAS TENDÊNCIAS PARA O DESENHO DO ENSINO E DA PESQUISA HOSPITALAR - Romano Del Nord A habilidade de antever, com previsões de cunho tecnológico, os efeitos da inovação no desenho de facilidades complexas como hospitais sempre foi o desafio mais ambicioso dos designers com interesse em pesquisa...
  • JARBAS KARMAN E A ARQUITETURA HOSPITALAR - Prof. Elgson Ribeiro Gomes O texto a seguir é um emocionado depoimento do Prof. Elgson Ribeiro Gomes feito especialmente para o relançamento da Revista IPH, pouco antes de seu falecimento. Como amigo de Jarbas Karman e testemunha da história da arquitetura hospitalar no Brasil, ele mesmo engenheiro e arquiteto, tendo produzido obra própria, conta aqui alguns detalhes exclusivos que temos o prazer de trazer aos nossos leitores a guisa de homenagem.
  • CENTROS CIRÚRGICOS: UMA ABORDAGEM- Eng.º Celso Simões Alexandre São muitos e variados os diferentes tratamentos e recomendações nos diferentes países de como tratar o tema de ar condicionado para Centros Cirúrgicos. Três pontos merecem a meu ver uma atenção mais cuidada: Como classificá-los? Que filtragem usar? Que distribuição de ar usar?
  • CONFORTO ACÚSTICO EM AMBIENTES DE SAÚDE: MÚSICA, PAISAGISMO E MATERIAIS DE REVESTIMENTO COMO SOLUÇÕES HUMANIZADORAS - Fábio Bitencourt, arquiteto D Sc Em edificações para serviços de saúde, onde é frequente a ocorrência de situações críticas e estressantes, envolvendo relações interpessoais e indivíduos com algum grau de sofrimento físico e/ou psíquico, os fatores ambientais que definem as condições de conforto (acústica, visual, higrotérmica e ergonômica) assumem responsabilidades significativas durante o desenvolvimento da concepção arquitetônica.
  • ENGENHARIA E MANUTENÇÃO HOSPITALAR: O COMPROMISSO PARA A MANUTENÇÃO DE VIDAS - Prof. Fumio Araki Lamentavelmente, a manutenção hospitalar é vista ainda por alguns dirigentes como uma dispendiosa fonte de despesas.
    O nosso produto final é o paciente, uma vida que perdida não tem volta, portanto não temos a chance de errar: os equipamentos críticos e as instalações hospitalares primordiais não podem sofrer interrupções por falhas técnicas ou humanas.
    Na maioria dos nossos hospitais, predomina ainda a Manutenção Corretiva ao invés da Manutenção Preventiva. Felizmente, há uma forte tendência de inverter essa situação com o fortalecimento vertiginoso de profissionais cada vez mais qualificados e especializados em Engenharia e Manutenção Hospitalar no Brasil.
  • A COMUNICAÇÃO E A LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Profa.Dra.Teresinha Covas Lisboa A comunicação é utilizada como um processo de interação de pessoas com pessoas e tem sido uma ferramenta para as correções de conflitos e mudanças de comportamentos nas organizações.
    A multidisciplinaridade existente nas instituições de saúde é responsável, em algumas vezes, pela dispersão e conflitos na comunicação, justificada pelas inúmeras urgências e emergências existentes no cotidiano desse ambiente. A visão empresarial, necessária para o entendimento da estrutura, ainda não se faz presente em muitas instituições. E, para que haja eficiência na correção, a interferência das lideranças é uma variável importante.
  • A RELAÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE E CLIENTES- TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS-2014 - Dr. Roberto Kanaane Atualmente, no contexto da Saúde, a grande temática é a busca da qualidade, no sentido mais amplo.
    Nesse sentido, instituições e profissionais estão atentos à questão, buscando extrair o máximo aproveitamento de tecnologias, atuando em equipe para a resolução de problemas, enfim, apontando soluções e avaliando resultados.
Enviar por e-mail: