IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Acervo Projetos Arquitetônicos

Hospital São Luiz, Santos, SP Jarbas Karman e Alfred Willer

Santos - SP, Brasil 1961

Foto: Moscardi

HOSPITAL SÃO LUIZ  -  SANTOS

 

O Hospital São Luiz foi projetado em 1961 e representa um marco na evolução da arquitetura hospitalar; porque foi a primeira Instituição do Brasil, quiçá do mundo, a ser dotada de "espaço inter-andares". Serviu para muitas chacotas: "os caninhos do Karman", a coragem (e "insensatez") de destinar todo um pavimento a "caninhos". Hoje, não há Instituição de Saúde ou outra que não se valha de "espaços técnicos".


Àquela época "os espaços inter-andares" da Karman tinham altura tímida, hoje chegam a altura dos pés-direito dos pavimentos normais e a conter, além de instalações elétricas, hidráulicas e de gases, dutos de ar condicionado, de exaustão, fibras óticas, dutos de sistema de transporte pneumático, equipamentos, condicionadores de ar, dutos de águas pluviais, de esgoto, de sistema de incêndio, outros, todos facilmente acessíveis à manutenção. O espaço inter-andares enseja ainda, ventilação e iluminação cruzada a ambientes internos e a "Corredores de Apoio", situados diretamente acima do corredor do pavimento térreo e sob o corredor da Unidade de Internação.


O Corredor de Apoio supre os Postinhos, localizados no Corredor da Unidade de Internação, por meio de monta cargas ou elevador.


O Sistema Postinho  Espaço Intermediário / Corredor de Apoio suscitou, na época, tanto interesse, que recebeu a visita de Sir Steavenson, da Austrália, titular de um reputado escritório de arquitetura hospitalar, que veio ao Brasil especialmente para conhecer de perto a nova concepção.


Em 1967 o edifício do hospital foi adaptado por Jarbas Karman para abrigar a Faculdade de Ciências Médicas de Santos.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Hospital São Luiz. 2014. Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/hospital-sao-luiz-158>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Compartilhe


Galeria de Imagens



Enviar por e-mail: