IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº20

Compartilhe
Fazer download
Editorial Revista IPH Nº20 É com grande satisfação que cumprimentamos todos os leitores da Revista do Instituto de Pesquisas Hospitalares Jarbas Karman (IPH) e agradecemos por estarem conosco nesta ocasião especial: a nossa 20ª edição. Neste marco significativo, gostaríamos de
Revista IPH Nº20 Dezembro / 2023
Conselho Editorial
Edição Nº 20 · Dezembro de 2023


Fabio Bitencourt
Jorgeny Catarina Gonçalves
Marilena Pacios
Ricardo Karman - diretoria@iph.org.br

Editor
Marcio Nascimento de Oliveira - marcioarquiteto@gmail.com


Expediente IPH
Carolina Caldeira - carolina@iph.org.br
Erick Vicente - erick@iph.org.br
Maria Fernanda - Mendes acervo@iph.org.br
Renata Baralle - biblioteca@iph.org.br
Rita Moraes - secretaria@iph.org.br


Projeto Gráfico
Nathalia Duran

 
Imagem da capa
Shaare Zedek Medical Centre - SZMC
Arquitetos: Farrow Partners e Rubinstein Ofer Architects
Fotógrafo: Harel Gilboa
ISSN 2358-3630


  • Entrevista com Tye Farrow Marcio Oliveira Tye Farrow: No começo da minha carreira, ao projetar hospitais, intuitivamente comecei a entender como certos ambientes hospitalares nos faziam sentir e como outros nos faziam sentir melhor ? tanto para aqueles que se curavam como os que trabalhavam.
  • Construindo saúde ? reflexões e contribuições para um ambiente enriquecido Marcio Oliveira Tye Farrow é um arquiteto canadense, formado em 1987 pela Universidade de Toronto, onde trabalhou e, posteriormente, estabeleceu a Farrow Partners. Desde 2004, esse escritório tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos na área da saúde, educação e habitação, pautando-se por um design sensível ao contexto local, caracterizado pela utilização de materiais naturais e de menor impacto ambiental, notadamente exemplificado pelas ondulantes estruturas de madeira engenheirada...
  • Arquitetura Hospitalar Sensível à Demência Ciro Férrer Herbster Albuquerque Tendo em vista que os quadros demenciais afetam mais de 1,2 milhão de idosos no Brasil, neste artigo, são discutidas as contribuições do design arquitetônico sensível à demência na saúde e na qualificação da experiência do idoso em ambientes hospitalares.
  • Avaliação da alocação das atividades aplicadas a um pronto-socorro hospitalar adulto: uma análise comparada com os achados de Avaliação Pós-Ocupação Lucas Melchiori Pereira - Sheila Walbe Ornstein A resposta à emergência pandêmica em Estabelecimentos de Assistência à Saúde fomentou uma discussão sobre o impacto das condições das instalações de saúde para os serviços de pronto socorro-hospitalar.
  • Indicadores de desempenho como ferramenta de gestão em manutenção predial ? estudo de caso em um hospital público Washington Batista de Souza - Adalberto Matoski The purpose of this article is to present some refections on the field of architectural design, more specifcally on complex projects and potentialities of the use of diagrams in the design processes of buildings that provide healthcare services.
  • Editorial Revista IPH Nº20 Prof. Arq. Marcio Nascimento de Oliveira, MSc. É com grande satisfação que cumprimentamos todos os leitores da Revista do Instituto de Pesquisas Hospitalares Jarbas Karman (IPH) e agradecemos por estarem conosco nesta ocasião especial: a nossa 20ª edição.
  • Edifícios de atenção à saúde, concepção projetual e uso de diagramas Luciana de Medeiros - Renato de Medeiros Resumo O objetivo deste artigo é apresentar reflexões inseridas no campo do projeto arquitetônico, mais especificamente sobre projetos complexos e potencialidades do uso dos diagramas nos processos de concepção de edifícios que prestam serviços de atenção à saúde. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema e seus assuntos correlatos, exemplificando, por meio de ilustrações extraídas da literatura da área de arquitetura hospitalar, a...
« voltar
Enviar por e-mail: