IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 11 Editorial - Revista IPH 11

Editorial - Revista IPH 11 IPH
Temos o prazer de apresentar mais uma edição da Revista IPH, a de número 11, que dá continuidade em formato eletrônico da sua antecessora impressa. Este número conta com o excelente artigo do arquiteto e professor sueco Alan Dilani propondo uma nova forma de pensar a arquitetura de estabelecimentos de saúde a partir do paradigma da "salutogenia". O artigo é inédito em português e sintetiza a conferência proferida por ele no VI CBDEH - Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar realizado em Florianópolis em agosto de 2014.

Apresentamos também uma entrevista com o arquiteto e professor Siegbert Zanettini, de São Paulo, contando um pouco de sua trajetória pioneira na arquitetura bem como mostrando um pouco de sua visão de mundo.  Nesta edição temos também contribuições da Profa. Dra. Ana Amora Albano, da Fiocruz, falando sobre a relação da arquitetura da saúde e a cidade e do Prof. Dr. Maurício Waldman e co-autores sobre a saúde dos catadores. 

A capa apresenta a imagem de um estudo de Jarbas Karman, o cruzamento-rotatório, um desenho de porta giratória que organiza o fluxo hospitalar de forma exclusivamente mecânica. O projeto não chegou a ser executado, mas foi previsto no plano diretor de um hospital angolano. Esse estudo apresenta uma solução ainda em processo para a problemática de fluxos internos do corredor de uso do público e de serviço dentro dos hospitais.

Assim como o cruzamento-rotatório projetado por Jarbas Karman, outra roda, a da vida, girou e fechou alguns ciclos no ano de 2014. Foram-se dois arquitetos que deram sua contribuição na construção dos hospitais brasileiros. Em 21 de maio perdemos João Filgueiras Lima, o Lelé e em 21 de setembro faleceu Domingos Fiorentini, que trabalhou como coautor de Jarbas Karman entre 1981 e 2006. 

Com o fechamento do ano de 2014 inicie-se em 2015, outro ciclo, com novos arquitetos buscando novas soluções para as questões hospitalares.

Para saber mais sobre o Cruza Cruzamento Rotatório acesse: http://www.iph.org.br/hospital-em-processo/post/cruza-cruzamento-restrito-rotatorio
 
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: