IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº18 Editorial Revista IPH Nº18

Editorial Revista IPH Nº18 Prof. Arq. Marcio Nascimento de Oliveira
A Revista IPH chega à sua 18ª edição proporcionando espaço para novos olhares sobre assuntos diversos, que refletem o momento pelo qual passa a área de Arquitetura e Engenharia da Saúde. Desde já, esta edição já ficará marcada por ser a primeira "trilíngue", pois, a partir de agora, além do português e do inglês, passa a ser publicada também em espanhol. Trata-se de um passo carregado de importância e simbolismo e que deve aumentar ainda mais o impacto e o alcance desta importante publicação, permitindo que mais leitores possam usufruir de seu conteúdo e que autores de língua espanhola possam contribuir com o conteúdo das próximas edições. 
 
Esta edição da revista se inicia com um artigo enviado pelas pesquisadoras venezuelanas Sonia Bello e Valentina Moya, no qual versam sobre o tema dos Jardins Terapêuticos. Numa época de redescobrimento e revalorização de antigas práticas projetuais, com a ressignificação da presença da natureza nos ambientes de saúde, as autoras propõem uma reflexão sobre como os jardins têm se tornado, cada vez mais, uma parte integrante dos ambientes de hospitais, centros de reabilitação e lares para idosos. As autoras discutem os conceitos de biofilia e design fundamentado em evidências, com ênfase em sua aplicação na concepção de espaços de saúde.

Em seguida, a Prof. Elza Costeira apresenta uma reflexão sobre o Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, icônico projeto de Oscar Niemeyer e Hélio Uchôa. Além de ressaltar aspectos de sua arquitetura, representativa do movimento moderno, a autora observa como a edificação tem sido capaz de absorver novas tecnologias ao longo de décadas de uso e desenvolve uma análise em que ressalta a necessidade de valorização e conservação das suas características originais, visando garantir a continuidade de seu uso e conservação.

No terceiro artigo, o arquiteto e engenheiro civil Ramon Sousa apresenta um recorte de seu trabalho de conclusão de curso de Engenharia sobre o importante e atual tema de planejamento e execução de obras em hospitais em funcionamento. Como o autor ressalta, esta é uma atividade delicada, que requer muito cuidado e um olhar multidisciplinar. O artigo apresenta um checklist com pontos de atenção e propõe uma matriz de riscos, visando demonstrar as ações que podem ser tomadas pelos profissionais envolvidos para mitigar pontos críticos nas diversas fases das obras hospitalares.

Da faculdade Uniceub de Brasília, chegam duas contribuições, ambas relacionadas aos efeitos da pandemia de Covid-19. No primeiro artigo, os pesquisadores utilizam a Sintaxe Espacial como pano de fundo para analisar a relação entre a malha de rodovias federais e a disseminação do vírus pelo país durante uma fase da pandemia. O principal argumento dos autores defende que estudos sob a abordagem da Sintaxe Espacial podem colaborar para mitigar os efeitos de futuras pandemias. No segundo artigo, é proposta uma reflexão sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na Arquitetura e no Urbanismo, mais especificamente com relação à habitação. Com uma reflexão autoral e baseada em experiências próprias, os autores identificam potenciais implicações sociais que devem alterar significativamente o contexto urbano e arquitetônico atual.

Por fim, a Arq. Bruna Magalhães escreve sobre sua experiência na aplicação de revestimento em manta vinílica no piso de uma Unidade de Hemodinâmica, localizada em um hospital de Salvador, BA. Após realizar uma pesquisa normativa e investigar as melhores práticas de instalação com os fabricantes, a autora descreve o processo pelo qual passou a unidade pesquisada, discorrendo sobre as lições aprendidas.

A diversidade de temas e abordagens observada na atual edição mostra que a Revista IPH segue firme em sua missão de proporcionar uma plataforma aberta e democrática para que autores e pesquisadores em geral possam compartilhar seus estudos e experiências com toda a sociedade. Reforçamos, assim, o convite para todos que produzem conhecimento técnico e científico sobre os ambientes de saúde colaborarem com a Revista IPH, enviando artigos para as próximas edições.


Boa leitura!

Prof. Arq. Marcio Nascimento de Oliveira

Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: