IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 12: Anais Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Gestão Financeira e Custos

Revista IPH Nº 12
Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Gestão Financeira e Custos Sérgio Lopez Bento
IPH - Quais os principais temas discutidos no Congresso de Gestão Financeira e Custos?

Sérgio Lopes Bento - O Congresso de Gestão Financeira e Custos será realizado num momento econômico desfavorável, com crescimento negativo do PIB, inflação elevada, moeda desvalorizada e taxa de juros em elevação. Este cenário desfavorável afeta negativamente todos os elos da cadeia de valor da saúde gerando, ao mesmo tempo, queda nos recursos que financiam a prestação de serviços em saúde e aumento nos custos destes serviços. Discutiremos as consequências deste cenário para o segmento, o que deve ser feito para mitigar os efeitos desta situação e como aumentar o nível de eficiência de nossos hospitais com o apoio da tecnologia da informação. Outro ponto que abordaremos é o impacto da legislação que permitiu a entrada do capital estrangeiro para hospitais e como os hospitais brasileiros devem se preparar para enfrentar este novo desafio. Como costumamos fazer em nosso Congresso, apresentaremos alguns cases de sucesso na adoção de indicadores como instrumento de gestão. Apresentaremos, ainda, duas ferramentas de apoio à gestão do corpo clínico, que começam a interessar aos hospitais: o DRG e o Payment for Performance, temas que serão abordados por dois especialistas nestas disciplinas. Finalmente, traremos dois painéis sobre o Sistema Unimed, que hoje desempenha importante papel na saúde suplementar brasileira: um abordará o movimento de recursos próprios, analisado seus resultados e desafios, palestra que será apresentada por um dos idealizadores deste movimento, e outro apresentando uma experiência de sucesso em um novo modelo de gestão numa cooperativa médica do interior do Estado de São Paulo.

IPH - Dentro destes temas, qual é a questão que o senhor acha mais relevante para o momento atual?

Sérgio Lopes Bento - Creio que o mais relevante, no momento, frente ao cenário econômico, seja a necessidade dos gestores hospitalares de entenderem esta situação, avaliarem o impacto da mesma para suas organizações e planejar quais ações devem ser tomadas para "buscar recursos dentro de casa" por meio do aumento da eficiência e produtividade em todas as áreas do hospital: assistencial, de apoio e administrativa. Uma intensa revisão de processos, associada a um esforço por informatização e automação dos processos, faz parte deste projeto, visando gerar recursos por meio de economias internas que podem ser obtidas eliminando retrabalhos e desperdícios. Outro ponto que considero crucial, este na saúde suplementar, é a mudança de foco no relacionamento entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde, hoje caracterizado por intenso conflito, para um modelo que considere que as atividades de ambos são complementares, visando atender aos clientes/pacientes. Estou certo de que este entendimento será fundamental para garantir a sustentabilidade do segmento.

IPH - Como o senhor vê a gestão financeira dos hospitais frente ao novo e difícil momento econômico brasileiro?

Sérgio Lopes Bento - Embora ao longo dos últimos anos tenha havido um esforço de profissionalização da área financeira dos hospitais brasileiros, com a contratação de profissionais de outros segmentos empresariais, o que observamos em nossa atividade profissional de consultoria, com abrangência nacional, é que este esforço ainda é muito desigual, pois os hospitais de pequeno e médio porte ainda são, em sua maioria, geridos de forma quase amadora. Um exemplo desta situação é que a maioria dos hospitais brasileiros desconhece o custo de suas atividades e de seus procedimentos, pois não implantaram seus sistemas de apuração e gestão de custos. Veja que estamos falando de uma informação básica para a gestão de qualquer atividade empresarial. Como definir preços se eu desconheço o custo dos meus serviços e produtos? Como avaliar quais serviços ou especialidades o hospital deveria prioriza se eu não conheço o resultado dos mesmos? Portanto, este esforço por melhoria na gestão deve ser ainda mais priorizado num momento econômico desfavorável que o país enfrenta e com poucas perspectivas de melhora no médio prazo.
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: