IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 12: Anais Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Qualidade e Segurança do Paciente

Revista IPH Nº 12
Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Qualidade e Segurança do Paciente Antônio Carlos Onofre de Lira
IPH - Nós gostaríamos de um panorama geral. Quais são as suas expectativas para este congresso, o que você vai discutir especificamente na sua fala e, também, uma ideia geral do que é que você espera para este evento de 2015.

Antônio Lira - Bem, começando pelo fim, acho que o evento da Hospitalar em 2015 reforça a importância da área da saúde. Acredito que cada vez mais o Congresso em si, a Feira em si, traduz não só a importância, mas o crescimento da área no nosso país e a influência do nosso país como referência para países irmãos, sobretudo aqui da América do Sul, e países de língua portuguesa. Então, penso que este é um contexto bastante interessante para nós que participamos desta Feira há alguns anos. 

Em relação à questão específica do Congresso, estou na coordenação e na presidência científica do Congresso de Qualidade e Segurança do Paciente. Pela segunda vez, estou à frente deste Congresso, desse desafio. O Congresso deste ano, em certo grau, complementa o Congresso do ano passado, quando nós tínhamos um Congresso mais voltado para discutir avanços de segurança do paciente no mundo de um modo geral. Dar uma tinta importante, pelo menos chamar mais atenção, às metas internacionais de segurança do paciente, que é um compromisso da Organização Mundial da Saúde, dentro desta lógica do reforço, praticamente do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente que aconteceu em 2013 e do qual nós fazemos parte. Eu represento a instituição Hospital Sírio Libanês, Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês, estou como superintendente técnico hospitalar, e para mim é muito honroso estar à frente deste Congresso e desta participação. 

Este ano, nós estamos renovando um compromisso com a transparência, particularmente o compromisso da abertura dos dados, da discussão dos dados de cada instituição. Estamos com essa bandeira apoiando que cada vez mais as instituições de saúde têm que estar transparentes para o paciente, para a sociedade de um modo geral. Acho que este é um momento muito importante do Congresso, reforçamos a questão da segurança do paciente, mas agora tentando fotografar não só as metas internacionais, mas o quanto que - na prática da instituição - a questão da segurança no cotidiano da instituição pode ser retratada. Então a gente tem uma fotografia, uma conversa num painel bem interessante, sobre cultura de segurança que é uma forma de medir o quanto a segurança está inserida na prática da instituição.

Temos ainda uma abordagem, um aprofundamento, sobre a questão da rastreabilidade dos medicamentos que sempre é um tema importante relacionado à segurança e à qualidade do paciente. Pois erros relacionados aos medicamentos de um modo geral são os eventos adversos mais comuns que acontecem. Então acho que tem uma palestra bastante importante. Reforçamos a questão da saúde integral, tentando sair do ambiente hospitalar, vamos chamar assim, e, como em toda cadeia de cuidado do paciente, a segurança pode se fazer presente e como esta segurança se torna um elemento, um dos pilares para a integralidade do cuidado. 

Por fim, temos a abordagem de um panorama geral sobre segurança do paciente no país e na América Latina com a palestra do nosso colega colombiano sobre processo de acreditação naquele país. Além disso, um painel específico sobre segurança no ambiente hospitalar com viés mais de infraestrutura de processos e de informatização, alertando inclusive para esta última, discutindo como uma tentativa de melhoria de segurança pode, muitas vezes, trazer elementos de risco que a gente precisa conhecer. De um modo geral, é este o panorama deste Congresso e eu acho que a Feira em si está novamente bastante potente e bastante interessante para todos.
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: