IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Revista IPH Normas de Submissão

  • A Revista IPH é um periódico técnico-científico que tem como objetivo publicar artigos produzidos por estudantes, pesquisadores e profissionais relacionados a estudos, pesquisas, revisões e reflexões na área de arquitetura, engenharia, administração e demais disciplinas relacionadas aos espaços de saúde;
  • As formas de participação aceitas na revista estão detalhadas no texto Seções da Revista; 
  • A publicação na revista é 100% gratuita. Não será cobrado dos autores o pagamento de taxas de publicação e, da mesma forma, não haverá remuneração aos autores, todas as contribuições serão consideradas voluntárias e cedidas sem ônus. 
  • Ao submeter um artigo, o(s) autor(es) declara(m) que seu trabalho não infringe os direitos de propriedade intelectual ou outros direitos de qualquer indivíduo ou entidade. 
  • Os trabalhos deverão obrigatoriamente ser originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva (com o máximo de seis autores);
  • Os textos não inéditos poderão serão aceitos, em casos especiais, desde que sejam considerados de relevância científica pelo Conselho Editorial, e que não estejam disponíveis em outras plataformas. Os textos não-inéditos deverão ser adequadamente identificados como tal pelos autores, no ato da submissão.
  • Os autores devem obter quaisquer permissões necessárias para incluir material protegido por direitos autorais em seu artigo antes de enviá-los para consideração, e a qualquer momento devem fornecer tais informações, assim que solicitadas pelo conselho editorial, tais como divulgações de conflitos de interesse ou fontes de financiamento.
  • Os textos deverão ser enviados em formato aberto (Microsoft word ou similar) ao e-mail revista@iph.org.br, não serão aceitos artigos impressos enviados por correio ou por outros meios.
  • Todos os textos serão submetidos a análise duplo-cega feita por consultores Ad-Hoc ou membros do Comitê Editorial da revista, que irão emitir parecer aprovando, aprovando com ressalvas ou reprovando o trabalho.
  • O parecer referente à primeira análise será emitido entre 30 e 60 dias após a submissão, podendo o prazo ser estendido em caso de força maior ou solicitação dos editores. 
  • Antes do envio do texto, os autores deverão retirar toda e qualquer referência a si mesmos do corpo do texto, incluindo as referências bibliográficas e eventuais anexos, para possibilitar a realização da revisão cega. 
  • Os dados de autoria (nomes completos dos autores, dados de contato e filiação institucional) deverão ser enviados ao mesmo email informado no ponto 5 acima, em um documento anexo.
  • No caso de aprovação com ressalvas, o artigo deverá ser revisto pelos autores e reenviados ao Editor, para ser novamente analisado, dentro do prazo informado.
  • Os textos deverão respeitar as normas de formatação de referências e bibliografia conforme regras da ABNT (vide modelo abaixo). Textos que não cumpram com a norma poderão ser sumariamente recusados.
  • Ao Comitê Editorial e ao Editor se reserva o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto editorial e gráfico da revista, devidamente comunicadas aos autores.
  • Os direitos autorais são automaticamente cedidos pelos autores ao IPH, sendo mantidos os direitos individuais de cada autor, conforme a legislação de direitos autorais vigentes e a licença da Creative Commons - Atribuição Não-Comercial, Sem Derivados 4.0 Não Adaptada. Saiba mais aqui.

Seções da Revista



Seção Autoria Nº laudas min/máx Revisão/Aprovação
Editorial IPH e entrevistas Autor convidado 1/5 Editor
Resenhas de livros das áreas Autor convidado 1/3 Editor
Síntese de pesquisa Estudantes, pesquisadores e profissionais  3/8 Consultores Ad-Hoc e membros do Comitê Editorial (revisão duplo-cega)
Artigo científico Estudantes, pesquisadores e profissionais  10/20 Consultores Ad-Hoc e membros do Comitê Editorial (revisão duplo-cega)
Estudo de caso Estudantes, pesquisadores e profissionais 3/15 Consultores Ad-Hoc e membros do Comitê Editorial (revisão duplo-cega)
Parecer técnico sobre materiais e/ou equipamentos Estudantes, pesquisadores e profissionais 2/8 Editor

Normatização do Texto


Descrição
Fonte
Tamanho
Formatação
Títulos de capítulos ou Seções
Times New Roman (TNR) 14, negrito. Caixa alta na primeira letra e baixa no restante.

Alinhados à esquerda na forma de sentença (apenas o termo que abre a sentença deve ter letra maiúscula).
Nome do autor
TNR 12 em itálico

Alinhado à direita, sem negrito.
Instituição
TNR 12

Alinhado à direita, sem itálico ou negrito.
Resumo e Abstract TNR 10
De 5 a 10 linhas.
Parágrafo justificado com espaço simples.
Deve indicar o campo da pesquisa, o tema, o objeto de estudo e a metodologia.
Palavras-chave e Key words TNR 10
Mínimo de 3 máximo de 6 palavras.
Alinhados à esquerda ocupando no máximo duas linhas.
Subtítulos
TNR 12 negrito, caixa alta e baixa.

Alinhados à esquerda na forma de sentença (apenas o termo que abre a sentença deve ter letra maiúscula).
Corpo do texto
TNR 12

Espaço 1,5, alinhado à esquerda, palavras em destaque sempre em itálico, nunca entre aspas ou negrito, assim como palavras estrangeiras.
Citações curtas (até 3 linhas)
TNR 12 (sem itálico, grifo ou sublinhado).

Entre aspas duplas ("), ao final da citação entre parêntesis colocar:
Sobrenome do autor, ano, página da publicação.
Ex: (COSTA, 2009, p. 567)
Citações longas (mais de 3 linhas)
TNR 10

Destacados do parágrafo com recuo de 6 cm e espaçamento simples, sem aspas, negrito ou itálico.
Notas de rodapé
TNR 10

Na mesma página, somente para comentários, não para citações bibliográficas. 
Imagens

Formatos tif, gif, jpg, jpeg, bmp; 300 dpi.
Figuras e tabelas

Devem ser inseridas no corpo do texto, não ao final.
Referências TNR 12
Ao final do texto, contendo referências as mais completas possíveis. Sobrenome do autor em maiúsculas, nome abreviado, título da obra em negrito, cidade, editora, data. 

Exemplo:

KARMAN, J. Manutenção e segurança hospitalar preditivas. São Paulo: Estação Liberdade, IPH Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman, 2011. 437 p. (ISBN: 978-85-7448-189-0).

Minicurrículo e e-mail dos autores TNR 10 Entre 3 a 7 linhas. Alinhado à esquerda, espaço simples.

Política de Privacidade


Os nomes e endereços informados pelos autores na submissão de trabalhos à revista serão usados exclusivamente para os comunicação com os editores, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Informação aos pareceristas Ad-Hoc

A participação como membro consultor Ad-Hoc da Revista IPH ocorre exclusivamente mediante convite direto do Editor, sendo reservada a pesquisadores doutores com destacada atuação na área de pesquisa acerca de ambientes de saúde.
O IPH fornece uma declaração de participação aos pareceristas para fins de comprovação curricular.

Os pareceristas têm total liberdade para analisar os textos conforme seus critérios, no entanto sugerimos a observação cuidadosa dos itens que seguem:

  • Adequação e relevância do material à área ambientes de saúde;
  • Objeto de estudo claramente definido;
  • Objetivos de pesquisa explicitados;
  • Metodologia clara e adequada ao objeto da pesquisa; 
  • Bibliografia adequada e atualizada em relação ao tema e ao objeto da pesquisa.

Quanto à aprovação ou reprovação dos materiais, deverá ser emitido parecer conforme modelo enviado pelo Editor, o qual deverá indicar:

  • Aprovado sem ressalvas (segue para revisão final de texto, tradução e publicação)
  • Aprovado com ressalvas (é devolvido ao autor para as correções e ao mesmo parecerista para nova avaliação até obter a aprovação sem ressalvas)
  • Reprovado (sendo informado ao autor o motivo da reprovação)

Sobre a participação de membros do Comitê Editorial da revista como autores:

Membros do Comitê de Política Editorial, do Corpo Editorial Científico, Editores e/ou Consultores Ad Hoc não poderão participar como autores de artigos científicos na mesma edição em que fizerem parte, salvo no caso do Editorial da revista ou se os textos estiverem claramente indicados como textos institucionais. 

Caso deseje submeter artigo, o autor deverá pedir por escrito ao Editor seu desligamento temporário como membro do Comitê Editorial, a fim de garantir a imparcialidade das avaliações da revista.

Compartilhe

« voltar


Enviar por e-mail: