Revista IPH Nº14

Revista IPH Nº14

Setembro / 2017

Conselho Editorial
Edição Nº 14 · Setembro de 2017

Fabio Bitencourt
Jorgeny Catarina Gonçalves
Marilena Pacios
Ricardo Karman

Editor
Ana Beatriz Bueno Ferraz Costa - revista@iph.org.br

Expediente IPH
Rita Moraes - secretaria@iph.org.br
Paulo Mauro Mayer de Aquino - paulomauro@iph.org.br
Erick Vicente - erick@iph.org.br

Revisão e Versão
Marina Aun

ISSN 2358-3630 digital
ISSN 1519-14-51 impresso
Revista IPH Nº14
Em 13 de abril de 1917, nascia Jarbas Bela Karman, em Campanha, MG, Brasil, idealizador do IPH, que hoje o homenageia com uma nova edição da Revista IPH. É também um tributo ao seu espírito independente e crítico. Jarbas Karman não poupava esforços na busca por soluções criativas aos inúmeros desafios que sempre confrontaram os hospitais de qualquer época. Atenta a essa cultura de excelência implantada por seu fundador, a presente edição da Revista IPH aprofunda e atualiza importantes discussões sobre as inquietações e os problemas enfrentados pelos hospitais contemporâneos.
Fazer download
versões em
Editorial Revista IPH Nº14
Em 13 de abril de 1917, nascia Jarbas Bela Karman, em Campanha, MG, Brasil, idealizador do IPH, que hoje o homenageia com uma nova edição da Revista IPH. É também um tributo ao seu espírito independente e crítico. Jarbas Karman não poupava esforços na busca por soluções criativas aos inúmeros desafios que sempre confrontaram os hospitais de qualquer época.
Quando a ventilação natural saiu de moda nos hospitais – Como os hospitais foram de resorts de luxo para caixas sem janelas
Jeanne Kisacky
Na edição de março de 1942 da revista Modern Hospital, Charles F. Neergaard, um proeminente consultor hospitalar da cidade de Nova Iorque, publicou um layout do setor de internação que era tão inovador que ele registrou os direitos autorais do desenho. O plano apresentava duas unidades de enfermaria – grupos de quartos supervisionados por uma única equipe de enfermagem – numa única ala da construção.
Planos Diretores para hospitais nos dias de hoje
Jonas Badermann de Lemos
O hospital compõe-se de um edifício que abriga uma variedade de funções, sendo considerado o espaço mais dinâmico da sociedade contemporânea. Administrá-lo constitui um grande desafio, considerando os inúmeros serviços e a diversidade de funções que são exercidas em seu interior. Nesse edifício, encontram-se conjugados desde hotel, laboratório, lavanderia, farmácia até restaurante.
Normas de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde no Brasil
Antonio Pedro Alves de Carvalho
O Brasil é um dos países que possuem normas mais avançadas relativamente à Arquitetura Hospitalar. Isto não se trata de algo sem importância, pois se reflete na qualidade do espaço desses serviços.
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: patrimônio arquitetônico hospitalar
Evandro Pereira da Silva
O surgimento da Santa Casa de Misericórdia no Brasil seguiu o caminho dos exploradores que penetravam para o interior do novo continente, cumprindo seu papel de levar cuidados aos enfermos e abandonados. Logo, alcançaram e se instalaram em São Paulo dos Campos de Piratininga, por volta de 1560, por meio dos trabalhos realizados pelos padres portugueses destas expedições, como Manuel da Nóbrega¹ e José de Anchieta², além de religiosos da Companhia de Jesus³.
A Influência da Arquitetura para Promoção da Hotelaria Hospitalar e Humanização
Ana Augusta Blumer Salotti
Segundo Frampton (2009), o envelhecimento da geração cujo comportamento tem ditado as regras da economia durante as cinco últimas décadas, os baby boomers, é um dos fatores que influenciaram diretamente não apenas o crescimento da demanda pelos serviços de saúde, mas também o aumento associado das expectativas do consumidor sobre a experiência no cuidado da saúde.
O hub de saúde
Erick Vicente
Trabalho brasileiro premiado com menção honrosa no “2017 UIA-PHG International Student & Young Architect Competition – Smart, Green & Beyond: Healthcare Facility of the Future”
Outras edições