Revista IPH Nº16

Revista IPH Nº16

Dezembro / 2019

Conselho Editorial
Edição Nº 16 · Dezembro de 2019

Fabio Bitencourt
Jorgeny Catarina Gonçalves
Marilena Pacios
Ricardo Karman 

Editor
Ana Beatriz Bueno Ferraz Costa - revista@iph.org.br

Expediente IPH
Erick Vicente - erick@iph.org.br
Rita Moraes - secretaria@iph.org.br
Paulo Mauro Mayer de Aquino - paulomauro@iph.org.br

Projeto Gráfico

Erick Vicente

Imagem da capa

Fungo Aspergillus

ISSN: 2358-3630
Revista IPH Nº16
Temos o prazer de publicar mais uma edição da Revista IPH, a de número 16. A Revista IPH é um periódico técnico-científico que tem por objetivo divulgar e fomentar o conhecimento nas áreas de arquitetura, engenharia e administração dos edifícios de saúde.
Fazer download
versões em
Editorial Revista IPH Nº16
Temos o prazer de publicar mais uma edição da Revista IPH, a de número 16. A Revista IPH é um periódico técnico-científico que tem por objetivo divulgar e fomentar o conhecimento nas áreas de arquitetura, engenharia e administração dos edifícios de saúde.
Financiamento da Saúde no Mundo
Claudia Kodja
O artigo analisa questões globais relacionadas à manutenção financeira dos sistemas de saúde, independentemente das diferenças regionais ou das políticas adotadas. Considera a perspectiva de aumento dos gastos com custeio dos sistemas de saúde em função de variações estruturais; expõe a distribuição inadequada dos recursos financeiros e considera a possibilidade de uma estrutura de financiamento mista, que some responsabilidades públicas e iniciativas privadas.
Riscos de infecções pela presença do fungo Aspergillus.sp: Reformas em hospitais e sistemas de climatização
Watson Freire Dias
O presente artigo objetiva constatar por meio da análise dos relatórios de ensaios microbiológicos do ar, realizados na UTI de um hospital público de alta complexidade em São Paulo, a real presença dos microrganismos que oferecem riscos à saúde humana, especialmente o fungo Aspergillus, que está diretamente associado aos ambientes de obras e sistemas de ar-condicionado.
O caminho da morte: o fluxo e a relação entre ambientes e utentes
Cris Vieira
A morte tem seu caminho no espaço hospitalar e, assim como os demais fluxos, precisa ser pensada desde o início como uma das premissas de projeto. Este artigo tem por objetivo: relacionar espaços hospitalares, a morte e os que vivem a morte, e como podem ser pensados os fluxos em meio a essas relações.
Análise de setorização e conforto em hospitais contemporâneos pediátricos
João Pedro S. Nozela; Andrea D. Leitner; Silvia A. M. G. Pina
O objetivo do presente artigo é realizar a análise de setorização, de fluxos e de conforto de dois hospitais pediátricos contemporâneos, apresentando soluções e alternativas para o atendimento às necessidades de todos os seus usuários – pacientes e acompanhantes; equipe assistencial e não assistencial.
A Casa de Parto do Rio de Janeiro: referência de atendimento ao parto humanizado e de resistência aos percalços da gestão pública
Cristiane N. Silva
Esse artigo é parte da tese de doutorado em arquitetura apresentada pela autora ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aborda os estudos sobre ambiência e sua aplicação na qualificação dos espaços de assistência à saúde. Neste recorte, são abordadas as questões sobre a humanização do parto e a influência dos atributos sensíveis das ambiências na percepção dos usuários sobre os ambientes de saúde.
Outras edições