Revista IPH Nº19

Revista IPH Nº19

Dezembro / 2022

Conselho Editorial
Edição Nº 19 · Dezembro de 2022

Fabio Bitencourt
Jorgeny Catarina Gonçalves
Marilena Pacios
Ricardo Karman

Editor
Marcio Nascimento de Oliveira - revista@iph.org.br

Expediente IPH
Erick Vicente - erick@iph.org.br
Maria Fernanda Mendes e Freitas - arquivo@iph.org.br
Renata Baralle - biblioteca@iph.org.br
Rita Moraes - secretaria@iph.org.br

Projeto Gráfico
Nathalia Duran

Revisão e tradução
Claudia Cadillo
Marina Jarouche

Imagem da capa
Shaare Zedek Medical Centre – SZMC
Arquitetos: Farrow Partners e Rubinstein Ofer Architects
Fotógrafo: Harel Gilboa

ISSN: 2358-3630

Revista IPH Nº19
Com a publicação de mais uma edição da Revista IPH, encerramos um ano muito importante para a comunidade técnico-científica que se interessa pela pesquisa aplicada aos ambientes e à infraestrutura da saúde.
Fazer download
versões em
Editorial Revista IPH Nº19
Prof. Arq. Marcio Nascimento de Oliveira
Com a publicação de mais uma edição da Revista IPH, encerramos um ano muito importante para a comunidade técnico-científica que se interessa pela pesquisa aplicada aos ambientes e à infraestrutura da saúde.
Evolução da edificação hospitalar, seu alinhamento com as ciências médicas e o cuidado com o paciente na cidade de São Paulo
Regiane Chiavelli Lamim e Isabel Cristina Céspedes
No decorrer da história de São Paulo, as edificações hospitalares revelaram que o fator cultural foi determinante em sua concepção. No período colonial, a assistência médica era oferecida pela igreja, com caráter filantrópico. O desenvolvimento das ciências médicas, ocorrido, em especial, na Europa, durante o século XIX, promoveu a adoção da tipologia pavilhonar nas edificações hospitalares.
A experiência de Jarbas Karman nos anos de SESP
Arq. Me. Erick Rodrigo da Silva Vicente
Este artigo tem como objetivo realizar uma aproximação da produção arquitetônica de Jarbas Karman no período em que trabalhou para o SESP – Serviço Especial de Saúde Pública. O SESP foi criado em 1942 com o intuito de sanear territórios produtores de matéria-prima, além de capacitar profissionais por meio de intercâmbios.
Design para ambientes de saúde: como a neurociência aplicada à arquitetura pode contribuir para a saúde e o bem-estar dos seus usuários
Arquiteta Patricia Paiva D’Alessandro
Nós passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes construídos, e, muitas vezes, não temos a consciência de como ele pode impactar de forma positiva ou negativa a nossa qualidade de vida, a saúde física e a mental. Existem muitos estudos na área da neurociência que trazem evidências do impacto da arquitetura no nosso cérebro, por meio dos nossos sentidos. Os estímulos provocados pelo ambiente são captados pelas nossas células receptoras, que os levam até o nosso sistema nervoso, provocando as sensações, as emoções e os sentimentos que moldam nosso comportamento.
Da Arquitetura Hospitalar à Arquitetura da Saúde
Arquiteto Luciano Monza
Ao longo dos séculos, o hospital foi o dominante e praticamente o único tipo¹ de edifício de saúde no mundo. Sinônimo no imaginário cultural e arquitetônico, por excelência, com o edifício sanitário. Os hospitais de cuidados crônicos existem há séculos, e embora o Relatório Dawson² na Grã-Bretanha em 1920 incorpora os cuidados ambulatórios em sua análise da oferta de serviços de saúde, assim como Ramón Carrillo define em uma resolução3 de 1947, as características do centro de saúde, unidade de saúde e centro de saúde foram apenas incipientes a partir da segunda metade do século XX, acelerando no final do século e nas primeiras décadas deste, uma série de transformações levou ao aparecimento de novas tipologias, com uma presença crescente no sistema de saúde e em nossas cidades, o que significou que o hospital não é mais o único ou quase o único prestador de serviços de saúde.
Biblioteca IPH
IPH
A partir desta edição, a Revista IPH apresentará livros, revistas e outros documentos que pertencem à Biblioteca IPH, com o intuito de divulgar a produção literária nacional e internacional, do presente e do passado, na área de arquitetura, engenharia e gestão dos edifícios hospitalares.
Outras edições