Congresso de Engenharia, Arquitetura e Logística

Congresso de Engenharia, Arquitetura e Logística
Congresso de Engenharia, Arquitetura e Logística

Coordenação científica
Antônio José Rodrigues Pereira
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Vice Coordenador

Salim Lamha Neto
MHA Engenharia

Membros
Adhemar Dizioli Fernandes
ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar

Antônio Carlos Cascão
Hospital Sírio-Libanês

Daisy Figueira
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Marco Antônio Bego
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Rodrigo Almeida de Macedo
Hospital Sírio-Libanês

Resumos do Congresso de Engenharia, Arquitetura e Logística

Resumo da Conferência Magna: Saúde Integral - Planejar para Atender
Conferencista:
José de Filippi Junior
Secretaria Municipal de Saúde - São Paulo /SP

Moderador:
Antônio José Rodrigues Pereira
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/SP

A conferência “Saúde Integral - Planejar para Atender” mostra o panorama atual da rede de assistência pública de saúde do município de São Paulo, apresentando as características e os níveis das unidades. Discorre sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a Rede Hora Certa e os Hospitais Municipais que estão em fase de implantação.

Resumo do Painel: Recursos Hídricos e Energéticos

Resumo: Mudança de Cultura
Américo de Oliveira Sampaio

A palestra “Mudança de Cultura” apresenta a situação dos recursos hídricos do Estado de São Paulo por meio de um breve panorama histórico até os dias atuais. Aborda questões sobre Gestão de Oferta - apresentando as obras de médio prazo, longo prazo e outras alternativas - e a Gestão de Demanda - apresentando programas de redução de consumo coletivo de água.

Resumo: Contribuição da Engenharia - HCFMUSP
Tulio Wertzner
A palestra “Contribuição da Engenharia - HCFMUSP” apresenta o programa PURA (Programa de Uso Racional da Água) e o programa PURE (Programa de Uso Racional de Energia), que foram implantados no HCFMUSP. O primeiro, implantado em 1996, teve como objetivo promover o desenvolvimento de economia de água, por meio da redução de perdas e racionalização do uso; o segundo, implantado em 2005, teve como objetivo promover maior eficiência energética, pela modernização de luminárias, modernização do sistema de ar-condicionado e a modernização da Rede de Contato.

Resumo do Painel: Cadeia de Suprimentos Hospitalares

Resumo: Central de Operações Logísticas em Hospitais
Thiago Sakamoto

A palestra “Central de Operações Logísticas em Hospitais” apresenta o sistema de operações logísticas criado para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Esse sistema é composto por uma Central de Operações que coordena o Setor de Compras, a Central de Distribuição (que foi implantada fora dos limites do
complexo do HCFMUSP) e a distribuição interna, completamente sincronizada com as demandas de compra e reposição de insumos.

Resumo: Modelo Técnico-Logística do Programa de Benefícios em Medicamentos
Pierre Schindler

A palestra “Modelo Técnico-Logística do Programa de Benefícios em Medicamentos” apresenta o Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM), que combina serviços de suporte a pacientes com sistemas proprietários que controlam a dispensa de medicamentos no Ponto de Venda, permitindo o monitoramento real do nível de adesão ao tratamento, desenhando, implementando e gerenciando uma variedade de programas customizados.

Resumo: Compliance na Comercialização de Materiais Especiais (OPME)
Neto Carloni

A palestra “Compliance na Comercialização de Materiais Especiais (OPME)” apresenta o sistema de Compliance, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Resumo do Painel: Metodologia e Tecnologia nos Projetos Hospitalares

Resumo: Ferramentas de Planejamento Integrado - Sistema BIM
Guilherme Augusto de Brito Neves

A palestra “Ferramentas de Planejamento Integrado - Sistema BIM” apresenta como foi aplicada a plataforma BIM (Building Information Model) no desenvolvimento do projeto do Hospital Águas Claras de Brasília. Retrata a experiência do processo de desenvolvimento de projetos sincronizados que a plataforma possibilita suas vantagens, suas desvantagens e o impacto de tempo, esforço e custos que a modernização do sistema tem na cadeia de projeto.

Resumo: Plano Diretor e Projeto
José Ferreira da Silva Ferreira

A palestra “Plano Diretor e Projeto” apresenta aspectos sobre o desenvolvimento do Plano Diretor Hospitalar, demonstrando conceitos, considerações importantes, principais características, etapas de desenvolvimento e diferentes aplicações de acordo com o perfil hospitalar. Apresenta também dois estudos de caso: Hospital Regional de Altamira e Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Belém do Pará.

Resumo: Case - Hospital Geral de Caraguatatuba
Daniel Hopf Fernandes

A palestra “Case - Hospital Geral de Caraguatatuba” apresenta o projeto arquitetônico desenvolvido para o complexo hospitalar citado. Mostra o desenvolvimento do programa de necessidades, a situação local, a localização em relação ao entorno, os processos de projeto, a distribuição dos pavimentos, as setorizações, cortes e detalhes.

Resumo do Painel: O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar no Chile e em Portugal

Resumo: O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar no Chile
Santiago Venegas Díaz

A palestra “O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar no Chile” apresenta, de acordo com a experiência da Red Clínicas Regionales, o processo do Plano Diretor do Hospital del Trabajador de la Asociación Chilena de Seguridad (ACHS), demonstrando a infraestrutura do hospital, a metodologia do processo, o contexto relacionado, os objetivos pretendidos e a proposta de intervenção física dos edifícios, de acordo com cada etapa. 

Resumo: O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar em Portugal
Carlos Antonio Gonçalves Tomás

A palestra “O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar em Portugal” apresenta o Novo
Hospital de Braga, o Hospital Beatriz Angelo, o Hospital Vila Franca de Xira e o Hospital da Luz, expondo aspectos
importantes de cada complexo hospitalar, como novidades no programa funcional, na organização dos fluxos e novas tendências de projeto.

Resumo do Painel: Construção Posta em Marcha e Funcionamento do Edifício

Resumo: Construção posta em marcha - Gestão de Obras
Antônio Carlos Cascão

Na apresentação “Gestão de Obras”, o palestrante faz uma breve apresentação da Instituição Hospital SírioLibanês e aborda o tema acerca dos tópicos Projeto e Orçamentos, Planejamento e Construção. Em Projeto e Orçamentos, se discutiu aspectos do Projeto Executivo (sendo o Programa Funcional, Estimativa Orçamentária, Premissas de Instalações, Detalhamento, Especificação e Compatibilização) e Peça Orçamentária - Físico e Financeiro. Em Planejamento e Construção, se discutiu aspectos das ações para Mitigar Desvios da Gestão (sendo Mudança de Escopo, Qualidade, Ambiental, Segurança, Controle Físico-Financeiro, Comissionamento), da Gestão de Riscos e do Planejamento Físico Financeiro.

Resumo: Comissionamento de Edifícios e Sistemas Prediais - Situação e Expectativas
Marcos Antônio Neves

Na palestra “Comissionamento de Edifícios e Sistemas Prediais - Situação e Expectativas”, o palestrante apresenta as definições de Comissionamento, Comissionamento de Edifícios e Sustentabilidade aplicada à construção civil. Expõe a Estrutura do Projeto, de acordo com as orientações da ASHARE, onde o Comissionamento é fase importante desde o “pré-projeto”, e o panorama do serviço citado no Brasil antes e depois da certificação de construções sustentáveis LEED. Discute quando se deve contratar o Comissionamento e os fatores que podem comprometer o serviço.

Resumo: Ferramentas de Operação e Custos
Marcos Maran

Na palestra “Ferramentas de Operação e Custos” o palestrante apresenta como é estipulado o Ciclo de Vida dos Edifícios e seus Sistemas, através dos processos de construção (estimado em 3 a 5 anos), período de uso (operação, manutenção e renovação) e desativação (estimado em 25 a 75 anos, ou mais); o Custo do Ciclo de Vida dos Edifícios e seus Sistemas, por meio de fórmula derivada de algumas variantes; a porcentagem que cada fase consome no período de 30 anos; o impacto econômico de investimentos inadequados; custos de construção versus custo de operação e aspectos da gestão de ativos físicos. Além disso, discute estratégias de manutenção predial, como a Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva, demonstrando o impacto econômico que cada estratégia causa na vida útil do edifício.
Outras edições