Congresso de Hotelaria Hospitalar

Congresso de Hotelaria Hospitalar
Congresso de Hotelaria Hospitalar

Coordenação científica
Terezinha Covas Lisboa
FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Vice Coordenador
Marcelo Boeger
Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar

Membros
Marcia Cristina Brandão da Silva
MHA Engenharia

Maria Helena Peraccini
Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar

Maria Lúcia Pontes Capelo Vides
Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos

Marina Muto
Hospital Sírio-Libanês

Resumos do Congresso de Hotelaria Hospitalar

Resumo: Planejar Para Atender
Marcelo Boeger

Atender o cliente de saúde com excelência não ocorre por acaso. Exige de seus gestores um planejamento em diversos campos. Um aspecto fundamental: estruturar a equipe (tanto no correto dimensionamento para atender à eficiência pretendida como em eleger quais competências desenvolver nas pessoas que participam do atendimento). Ainda assim, será fundamental alinhar seus processos com as outras áreas interdependentes e monitorar seus resultados por meio de indicadores. O resultado deste planejamento seguramente será sentido tanto no desempenho das equipes como na qualidade do atendimento.

Resumo: Edifícios Hospitalares Sustentáveis
Maria Elisa Vasconcelos Germano
Luiz Henrique Correa Ferreira

1-Gestão de águas para uso não potável
Nesta apresentação, a Eng. Maria Elisa vai trazer ao público propostas de reutilização da água em uma edificação.
Em poucos slides ela vai falar um pouco da legislação existente e como a água, que era descartada, hoje pode ser reutilizada. Formas de armazenagem e cuidados com esta água.

2-Sustentabilidade
Nesta parte do painel, a Inovatech trará ao público informações sobre como a sustentabilidade aplicada a uma edificação traz reduções de custo na utilização diária do empreendimento.
Será apresentado um case de um hospital com informações diversas sobre material aplicado e retorno.

Resumo: Edifícios Hospitalares Sustentáveis
Antônio Tadeu Fernandes

Todos os hospitais passam por reformas e construções. Estas atividades apresentam riscos infecciosos e podem causar danos ao sistema elétrico, de água, de esgoto e de ventilação. Por isso, necessitam de uma comissão multiprofissional de planejamento para minimizar os riscos à instituição e aos pacientes. Nesta palestra estaremos discutindo os riscos e as medidas que devem ser tomadas para sua prevenção e controle.

Resumo: Projeto “Amicão”
Maria Cristina Lacerda

O “Projeto Amicão” aborda a utilização de animais em ambientes hospitalares. Este método foi introduzido no Brasil, em 1997, pela veterinária e psicóloga Dra. Hannelore Zucks e é chamado de zooterapia ou terapia assistida por animais. É utilizado principalmente com crianças, idosos e doentes mentais. A terapia com cães não promete a cura de doenças, mas promove benefícios físicos e mentais, tais como melhoria da capacidade motora, do sistema imunológico, dos sintomas da depressão; diminuem a ansiedade e a pressão sanguínea, aumentam a sociabilidade e o sentimento de autoestima.

OBJETIVOS:
- Proporcionar aos pacientes e crianças uma experiência que difere da austeridade do ambiente hospitalar;
- Estimular a atividade motora em crianças /idosos;
- Diminuir a ansiedade e o estresse de pacientes e familiares;
- Estimular a socialização entre pacientes, familiares e profissionais da saúde;
- Liberar tensões da equipe de trabalho.

Resumo: Projeto Amigos do Nariz Vermelho
Gilberto Rizzo Junior

O “Projeto Amigos do Nariz Vermelho” foi implantado em 2006 no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e tem o objetivo de levar a arte do palhaço ao mundo hospitalar. De uma forma lúdica, distrai pacientes, acompanhantes e funcionários enquanto aguardam atendimento. O grupo é composto por atores e palhaços profissionais que utilizam o improviso como importante fermenta artística na interação entre pacientes e organização hospitalar.
O projeto procura melhorar o ambiente e alegrar a espera dos pacientes por atendimento ambulatorial, no pronto-socorro, quimioterapia, transplante e outros espaços.

Resumo: Os novos clientes e os desafios da hotelaria hospitalar
Ivana Lúcia Correa Pimentel de Siqueira

A Hotelaria deste século tem muitos desafios a serem trabalhados, fomentados pelo cenário econômico, mudanças das características populacionais e do estilo de vida. Assim, a releitura das necessidades dos pacientes, acompanhantes e profissionais deve estar alinhada a este novo paradigma. A construção e implementação de um Modelo de Hotelaria aderente ao Plano Estratégico Geral, que considere eficiência nos processos, enriquecimento de atividades dos profissionais e sustentabilidade torna-se um importante tema de posicionamento da Instituição no mercado. A proposta dos novos tempos é essa: ter a melhor qualidade com sustentabilidade.
Outras edições