IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Impacto das Avaliações Externas no Brasil

Capa revista 13
Impacto das Avaliações Externas no Brasil Mara Marcia Machado
Desde a década de 1970, a preocupação com a utilização dos resultados das avaliações externas para o aperfeiçoamento das políticas organizacionais voltadas à qualidade e à segurança, tem gerado inúmeras pesquisas pelo mundo. No Brasil, esse debate parece ainda não ter recebido a devida atenção. Aqui, ainda prevalece disseminada a crença da existência de uma relação simples e linear entre avaliação e melhoria da qualidade e segurança nas instituições. Estamos no momento de discutir a importância das avaliações externas para a transformação dos padrões de qualidade e segurança nas instituições brasileiras.

Esta discussão deve remeter a uma questão essencial e que vem gerando um amplo questionamento sobre as práticas de avaliação adotadas até hoje, assim como sobre a forma como está estruturada a função de avaliação.

A avaliação externa é cada vez mais usada no mundo inteiro para regular e melhorar os prestadores de cuidados de saúde, especialmente hospitais. Os modelos mais comuns são de revisão por pares - acreditação. A acreditação vem se adaptando progressivamente para atender às novas demandas de prestação pública de contas, da eficácia clínica e da melhoria da qualidade e da segurança.




Mara M. Machado é CTO - Chief Tecnical Officer da maior instituição acreditadora em saúde do país, o IQG e da Accreditation Canada no Brasil. Graduada em Enfermagem, com especialização em Saúde Pública, MBA Pleno em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e em Auditoria em Saúde, Membro Institucional da ISQua pelo IQG. Responsável Técnica pelo "IHI Open School" do Institute for Healthcare Improvement (IHI - EUA). Responsável Técnica do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, onde coordena mais de 150 instituições nesse programa implementado no Brasil pelo IQG, Membro do Comitê Internacional da Accreditation Canada, é Responsável Técnica da Implementação do Sistema Canadense de Acreditação em Saúde no Brasil.
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: