Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos
- Editorial - Edição 13
- GESTÃO EM SAÚDE - Eficiência, Inovação e Sustentabilidade
- Gestão em Saúde com foco na Eficiência / Inovação / Sustentabilidade!
- CONGRESSO DE GESTÃO FINANCEIRA E CUSTOS
- Hospitales, redes y sostenibilidad
- Redução de Custos através da Revisão de Processos
- Como Integrar a Gestão do Negócio à Gestão da Assistência
- Experiência Internacional sobre os Modelos de Remuneração
- O Futuro do Sistema Hospitalar - O Desafio da Sustentabilidade dos Pequenos Hospitais
- Avanços na Segurança do Paciente: Seus Indicadores e o Impacto no Custo da Assistência
- As Perspectivas de Parcerias Público Privadas e das Modalidades de Parcerias com Sociais da Saúde - Análise Crítica das Experiências das PPP Brasileiras na Saúde
- CONGRESSO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E LOGÍSTICA
- Logística Hospitalar: Inteligência a Serviço do Gestor de Saúde
- CONGRESSO DE GESTÃO DE PESSOAS & LIDERANÇA
- Performance Ilusionista: Transformação e Inovação em Tempos Difíceis
- Implantação de Cargos & Salários: Novos Paradigmas e Oportunidades
- A Arte de Liderar Gerações X, Y e Z - Como reter Talentos?
- Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos
- Prácticas Criativas para Inovar en RH
- CONGRESSO DE GESTÃO EM SAÚDE
- Eficiência
- Eficiência (2)
- El Proceso de Cambio en Bolivia "Hospital Arco Iris" del Hospital Solido al Hospital Líquido
- CONGRESSO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
- Impacto das Avaliações Externas no Brasil
- Impacto das Avaliações Externas no Brasil (2)
- Impacto da Qualidade e Segurança do Paciente no Resultado Financeiro Hospitalar - Santa Casa de Misericórdia de Maceió
- Inserção da Qualidade e Segurança no Processo de Educação
- Gestão
- El Apthapi como Estrategia de Innovación en la Humanizacion de la Hoteleria Hospitalaria
- A Experiência do Hospital Estadual Sumaré/Unicamp na Gestão por Linha de Cuidado
- CONGRESSO DE HOTELARIA HOSPITALAR
- Hotelaria na Perspectiva do Paciente
- A Hospitalidade a Serviço da Humanização
- Hospitalidade e Humanização
- Tendências da infraestrutura de hospitais visando conforto físico e mental para pacientes e familiares
- A Integração Multidisciplinar no Gerenciamento de Leitos como Forma de se Buscar a Efetividade
- Espiritualidad en los Hospitales con foco en la hotelaria
Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos
Gideon Oliveira Basilio e Eliane Basilio
Clima organizacional é o conjunto dos aspectos do ambiente empresarial que uma instituição apresenta, sendo influenciado pelo meio interno e externo. O Clima, quando diagnosticado, revela o grau de satisfação dos funcionários a partir de um conjunto de aspectos percebidos pelos mesmos.
As análises da pesquisa derivam do suprimento de suas expectativas e da cultura. Esse diagnóstico é relevante, pois permite identificar quais práticas otimizam ou comprometem o resultado final da empresa.
O Hospital Adventista de Manaus (HAM) é certificado pela Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) em dois níveis: ONA I e ONA II; e é membro da Agência Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). É uma instituição filantrópica mantida sobre os ideais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o que explica o entendimento de "o amor a Deus e ao próximo, tendo o paciente como centro das atenções..." como a descrição de seus valores institucionais.
Dessa forma, é essencial que o Clima Organizacional esteja de acordo com os princípios preconizados pela mantenedora. Assim, viu-se no Diagnóstico do Clima Organizacional o método técnico, formal e científico que deveria nortear as práticas a serem desenvolvidas pelo HAM.
Para tanto, com o suporte de uma consultoria externa, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por amostragem, considerando dois níveis hierárquicos: líderes e liderados.
Quando qualitativa, sob entrevista e dinâmicas, foi considerada a exposição verbal da amostra. Quando quantitativa, foi utilizado um instrumento de pesquisa em forma de questionário eletrônico, respondidos por meio da escala de Likert, preenchido de forma sigilosa.
A pesquisa se baseou em analisar diversas temáticas a partir de quatro grandes grupos, no qual cada um representa uma dimensão de influência no ambiente de trabalho, a saber: Cultura e Gestão (políticas institucionais, organização, foco no cliente, cultura da qualidade), Liderança (estilo de liderança, reconhecimento, comunicação e feedback e autonomia & desenvolvimento), Gestão de Pessoas (remuneração, aprimoramento e valorização & recompensa) e Ambiente de Trabalho (condições de trabalho, relações interpessoais e conteúdo do trabalho & sentido de realização).
Com o Diagnóstico feito, a Administração do HAM se propôs a desenvolver o programa HAMARH (Hospital Adventista de Manaus Avalia, Reconhece e Humaniza) para atender as principais necessidades dos colaboradores a partir de políticas estratégicas que valorizassem o resultado obtido no Clima Organizacional.
Por meio desse programa, foi possível identificar a necessidade dos colaboradores e ofertar os incentivos e benefícios. Com essas ações, a média do índice de turnover de 2014 foi de 2,75% para 1,94% em 2015, uma redução de 30%.
O programa HAMARH, tem contribuído de forma significativa para a retenção de talentos, dessa forma, o HAM institui práticas essenciais para transformar a instituição numa das melhores empresas para se trabalhar.
Gideon Oliveira Basilio. Administrador e Pastor.Atua como administrador em instituições da Igreja Adventista do 7º dia há vinte e sete anos, sendo os últimos seis como CEO do Hospital Adventista de Manaus.Eliane Selma de Magalhães BasilioFormada em PsicologiaAssumiu a Gestão de Pessoas no Hospital Adventista de Manaus há 6 anos.
Enviar por e-mail: