IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais A Integração Multidisciplinar no Gerenciamento de Leitos como Forma de se Buscar a Efetividade

Capa revista 13
A Integração Multidisciplinar no Gerenciamento de Leitos como Forma de se Buscar a Efetividade Carolina Kitade Velloso
Atualmente, um dos grandes desafios para os hospitais é tornar os seus leitos cada vez mais eficientes. Os administradores hospitalares, baseados no panorama nacional e na perspectiva de aumento da frequência e do consumo dos serviços de saúde, devido ao envelhecimento populacional e ao aumento da complexidade dos pacientes em consequência de doenças crônicas, entre outros, estão investindo cada vez mais no gerenciamento de leitos, pois entenderam que não basta somente a criação de leitos por meio da construção de mais prédios. São necessários esforços para otimizar os leitos já existentes, com a busca da excelência dos processos hospitalares.

A atuação dessa equipe dentro dos hospitais é fundamental na busca da utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima, sem que isso represente risco para o paciente ou o hospital, garantindo a saúde financeira da Instituição e a satisfação dos clientes externos e da equipe médica.

Assim, foi realizado um estudo com o objetivo de entender todos os processos que exerciam alguma influência no gerenciamento de leitos e no fluxo de alta do paciente, baseado nos resultados do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Iniciamos a análise com a verificação de todos os problemas enfrentados pela equipe de gerenciamento de leitos, como o desperdício de tempo nos processos assistenciais e administrativos, a falha na comunicação entre as equipes, a falta de opção à internação hospitalar, a falta de leito para a internação dos pacientes de urgência e o atraso na internação dos pacientes cirúrgicos eletivos. Então, refletimos sobre como esses temas tinham uma relação negativa com a falta de eficiência dos leitos hospitalares.

Todos os resultados e tempos relacionados ao fluxo de alta dos pacientes foram checados, detalhados e mensurados de forma minuciosa, para que fossem avaliados os gargalos existentes e as ineficiências operacionais dos processos, e então foram adotadas ações de melhoria. Conclui-se que, para o sucesso deste trabalho e o aprimoramento dos processos hospitalares, a atuação em conjunto com as equipes multidisciplinares é essencial, pois somente dessa maneira é que podemos unir esforços para encontrarmos respostas para a sustentabilidade e a efetividade do sistema. Assim, o hospital terá leitos cada vez mais eficientes, que possam suprir a necessidade de atendimento proposto da melhor maneira possível.



Carolina Kitade Velloso: Supervisora do Gerenciamento de Leitos do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, graduada em Enfermagem pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, pós-graduada em Administração Hospitalar pela Universidade Paulista. Atuou por 13 anos em Unidades de Internação, nas áreas clínica e administrativa.
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: