Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Hospitalidade e Humanização
- Editorial - Edição 13
- GESTÃO EM SAÚDE - Eficiência, Inovação e Sustentabilidade
- Gestão em Saúde com foco na Eficiência / Inovação / Sustentabilidade!
- CONGRESSO DE GESTÃO FINANCEIRA E CUSTOS
- Hospitales, redes y sostenibilidad
- Redução de Custos através da Revisão de Processos
- Como Integrar a Gestão do Negócio à Gestão da Assistência
- Experiência Internacional sobre os Modelos de Remuneração
- O Futuro do Sistema Hospitalar - O Desafio da Sustentabilidade dos Pequenos Hospitais
- Avanços na Segurança do Paciente: Seus Indicadores e o Impacto no Custo da Assistência
- As Perspectivas de Parcerias Público Privadas e das Modalidades de Parcerias com Sociais da Saúde - Análise Crítica das Experiências das PPP Brasileiras na Saúde
- CONGRESSO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E LOGÍSTICA
- Logística Hospitalar: Inteligência a Serviço do Gestor de Saúde
- CONGRESSO DE GESTÃO DE PESSOAS & LIDERANÇA
- Performance Ilusionista: Transformação e Inovação em Tempos Difíceis
- Implantação de Cargos & Salários: Novos Paradigmas e Oportunidades
- A Arte de Liderar Gerações X, Y e Z - Como reter Talentos?
- Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos
- Prácticas Criativas para Inovar en RH
- CONGRESSO DE GESTÃO EM SAÚDE
- Eficiência
- Eficiência (2)
- El Proceso de Cambio en Bolivia "Hospital Arco Iris" del Hospital Solido al Hospital Líquido
- CONGRESSO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
- Impacto das Avaliações Externas no Brasil
- Impacto das Avaliações Externas no Brasil (2)
- Impacto da Qualidade e Segurança do Paciente no Resultado Financeiro Hospitalar - Santa Casa de Misericórdia de Maceió
- Inserção da Qualidade e Segurança no Processo de Educação
- Gestão
- El Apthapi como Estrategia de Innovación en la Humanizacion de la Hoteleria Hospitalaria
- A Experiência do Hospital Estadual Sumaré/Unicamp na Gestão por Linha de Cuidado
- CONGRESSO DE HOTELARIA HOSPITALAR
- Hotelaria na Perspectiva do Paciente
- A Hospitalidade a Serviço da Humanização
- Hospitalidade e Humanização
- Tendências da infraestrutura de hospitais visando conforto físico e mental para pacientes e familiares
- A Integração Multidisciplinar no Gerenciamento de Leitos como Forma de se Buscar a Efetividade
- Espiritualidad en los Hospitales con foco en la hotelaria
Hospitalidade e Humanização
Teresinha Covas Lisboa
O tema central da palestra aborda uma pesquisa realizada ao término do Programa de Pós-Doutorado em Business Administration na Florida Christian University - FCU, Estados Unidos e apresenta um estudo sobre as competências necessárias aos gestores de organizações de saúde, com o objetivo de facilitar o treinamento e o desenvolvimento de pessoas no atendimento aos pacientes com humanização.
A pesquisa demonstra a visão empresarial que fortalece o conceito moderno de liderança dos gestores e que busca oferecer condições de integrar pessoas e unidades.
Em consequência, o grau de motivação e comprometimento dos colaboradores torna a organização mais ágil e eficiente.
O estudo analisou os modelos de competências existentes no atendimento, pesquisando os momentos em que as pessoas estão interagindo com a instituição hospitalar.
A pesquisa envolveu o seguinte universo e amostra:
a) Três hospitais localizados no município de São Paulo, em que foram entrevistados três gestores que utilizam competências como metodologia de trabalho e que observam a humanização como "espelho" para o estabelecimento de um bom atendimento humanizado;b) O gestor de uma casa de repouso dos Estados Unidos;c) A gestora de uma casa de repouso no município de São Paulo;d) A gestora de uma empresa de Home Care;e) A Assessoria Jurídica do Fundo Nacional de Recursos do Ministério da Saúde do Uruguai;f) Uma enfermeira-gestora do Fundo Nacional de Recursos do Ministério da Saúde do Uruguai;g) Uma paciente (enfermeira), que recentemente teve alta do município de São Paulo;h) Uma consultora da área de Hotelaria Hospitalar.
A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória e qualitativa, com coleta de depoimentos, e concluiu-se que a missão, visão e objetivos da instituição necessitam estar alinhados com as competências exigidas na contratação dos colaboradores. Com isso, o processo de mudança de comportamento torna-se mais fácil. A frase dita pela paciente entrevistada "A humanização é tão importante e necessária quanto os remédios, e só é possível por meio dessas pessoas, do conjunto de todas elas" remete-nos à reflexão de que precisamos de muito pouco para um atendimento digno e humanizado.
O resultado da pesquisa gerou o livro "Competências de gestores no processo de humanização em saúde", publicado em 2015, pela Editora Laços.
Teresinha Covas LisboaDoutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Administração Hospitalar, Especialização em Didática do Ensino Superior, Especialização em Administração Hospitalar, Pós-Doutorado em Administração pela Florida Christian University, com linha de pesquisa direcionada para Hospitalidade e Humanização em Saúde. Extensão Universitária: Harvard University, Drexel University, MIT, Yale University, FIA, FGV; Coordenadora do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior do CRA/SP e Membro do Grupo de Excelência de Administração em Saúde do CRA/SP, Diretora do SINDAESP-Sindicato das Empresas de Administração do Estado de São Paulo. Diretora da Associação dos Administradores do Estado de São Paulo, Diretora da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares. Presidente da FAPESA-Fundo de Apoio à Pesquisa e Extensão Ltda. Sócia-Diretora da Escola Técnica INESP. Autora e coautora de diversas obras nas áreas de Administração Geral, Administração Hospitalar e Recursos Humanos. Consultora na área de Administração dos Serviços de Saúde. Coordenadora Científica do Congresso de Hotelaria Hospitalar da Federação Brasileira de Administração Hospitalar. Co-Chair of Health Management - Global Business and Technology Association - Dubai - A.E. - 2016.
Enviar por e-mail: