IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Eficiência (2)

Capa revista 13
Eficiência (2) Geraldo Amaral Jr.
A palestra Eficiência tem como objetivo demonstrar como as boas práticas utilizadas nas indústrias podem ser traduzidas e adaptadas para serem utilizadas com excelentes resultados na área hospitalar, com o propósito de reduzir os desperdícios e melhorar a eficiência organizacional e operacional.

A apresentação mostra a evolução dos princípios de melhoria da qualidade, desde os primórdios da Primeira Revolução Industrial até o reconhecimento do Sistema Toyota de Produção como filosofia e prática utilizadas para a redução de desperdício, melhoria de eficiência e excelência organizacional. 

A tradução dessa filosofia e dessas práticas para a área hospitalar e os exemplos de sucesso de organizações que se beneficiam dessa mudança cultural testemunham que a Metodologia Lean pode e deve ser usada na área da saúde para a redução de desperdícios, melhoria da eficiência e a contínua procura  da excelência.  


Geraldo Amaral Júnior

Formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Curso de Máquinas e Motores. Cursos de especialização -  FGV, Instituto Técnico Industriale-Scuola Agnelli - FIAT Torino, General Motors, Johnson & Johnson, Quality Institute USA, Black Belt pelo Quality Institute Johnson & Johnson USA.

Profissional com mais de 50 anos de experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Manutenção, Gerenciamento da Qualidade Total, Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Planejamento Estratégico e Process Excellence em companhias nacionais e multinacionais. Avaliador internacional dos requisitos do Prêmio Nacional de Qualidade Americano (Malcoml Baldrige) para as companhias Johnson & Johnson na América Latina, Europa e Ásia.

Sócio-proprietário da Amaral & Amaral, precursora no Brasil na aplicação do Sistema Toyota de Produção (Metodologia Lean) na área da saúde. Vem implementando, com excelentes resultados a metodologia na área hospitalar e de serviços no Brasil por meio de projetos desenvolvidos nos hospitais São Camilo, São Luiz, Sírio-Libanês, Bandeirantes, Unimed, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

Além dos trabalhos de consultoria independente, trabalha como consultor da Johnson & Johnson Medical LA na área de Strategic Solutions.

Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: