Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Redução de Custos através da Revisão de Processos
- Editorial - Edição 13
- GESTÃO EM SAÚDE - Eficiência, Inovação e Sustentabilidade
- Gestão em Saúde com foco na Eficiência / Inovação / Sustentabilidade!
- CONGRESSO DE GESTÃO FINANCEIRA E CUSTOS
- Hospitales, redes y sostenibilidad
- Redução de Custos através da Revisão de Processos
- Como Integrar a Gestão do Negócio à Gestão da Assistência
- Experiência Internacional sobre os Modelos de Remuneração
- O Futuro do Sistema Hospitalar - O Desafio da Sustentabilidade dos Pequenos Hospitais
- Avanços na Segurança do Paciente: Seus Indicadores e o Impacto no Custo da Assistência
- As Perspectivas de Parcerias Público Privadas e das Modalidades de Parcerias com Sociais da Saúde - Análise Crítica das Experiências das PPP Brasileiras na Saúde
- CONGRESSO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E LOGÍSTICA
- Logística Hospitalar: Inteligência a Serviço do Gestor de Saúde
- CONGRESSO DE GESTÃO DE PESSOAS & LIDERANÇA
- Performance Ilusionista: Transformação e Inovação em Tempos Difíceis
- Implantação de Cargos & Salários: Novos Paradigmas e Oportunidades
- A Arte de Liderar Gerações X, Y e Z - Como reter Talentos?
- Dando a Volta por Cima no Clima Organizacional - Estratégias de Retenção de Talentos
- Prácticas Criativas para Inovar en RH
- CONGRESSO DE GESTÃO EM SAÚDE
- Eficiência
- Eficiência (2)
- El Proceso de Cambio en Bolivia "Hospital Arco Iris" del Hospital Solido al Hospital Líquido
- CONGRESSO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
- Impacto das Avaliações Externas no Brasil
- Impacto das Avaliações Externas no Brasil (2)
- Impacto da Qualidade e Segurança do Paciente no Resultado Financeiro Hospitalar - Santa Casa de Misericórdia de Maceió
- Inserção da Qualidade e Segurança no Processo de Educação
- Gestão
- El Apthapi como Estrategia de Innovación en la Humanizacion de la Hoteleria Hospitalaria
- A Experiência do Hospital Estadual Sumaré/Unicamp na Gestão por Linha de Cuidado
- CONGRESSO DE HOTELARIA HOSPITALAR
- Hotelaria na Perspectiva do Paciente
- A Hospitalidade a Serviço da Humanização
- Hospitalidade e Humanização
- Tendências da infraestrutura de hospitais visando conforto físico e mental para pacientes e familiares
- A Integração Multidisciplinar no Gerenciamento de Leitos como Forma de se Buscar a Efetividade
- Espiritualidad en los Hospitales con foco en la hotelaria
Redução de Custos através da Revisão de Processos
José Geraldo B. Chaves Filho
O momento econômico que o Brasil atravessa atualmente, com inflação e juros altos, além de aumento do custo operacional, tem feito com que muitas empresas repensem seus processos a fim de reduzir custos e manter sua competitividade (BENTO, S.L.; 2016). Esse é justamente o tema debatido neste estudo.
Perdas e desperdícios podem afetar de forma decisiva o desempenho de sua instituição de saúde. Acreditamos que é possível fazer mais com o mesmo, por isso, utilizamos ferramentas e conhecimento que permitem a análise dos processos e a eliminação sistemática e sustentável dos desperdícios, sejam eles de tempo, capacidade, qualidade ou custo (CHAVES FILHO, 2010).
Apresentamos as informações para gestão e redução de custos hospitalares; o uso de ferramentas de gestão de processos na redução eficaz de custos: eliminação de retrabalhos, otimização de fluxos, redução de estoques, dentre outros; e as ferramentas de gestão de processos e o envolvimento das equipes na solução e otimização de processos.
Recomendamos a padronização dos processos assistenciais, de apoio e administrativos, investindo na revisão, automatização e otimização dos mesmos, eliminando tudo o que não agregar valor ao paciente; a gestão total de custos e resultados, procurando aumentar a competividade da organização, por meio da geração e análise adequada de informação estratégica e gerencial do negócio e da assistência.
Direcionando a solução na gestão de processos usando a metodologia LURE, de Lucro + Rentabilidade, para Lean Healthcare, Business Process Management, indicadores de resultado e eventos Kaizen, apresentamos um case para demonstrar os resultados que podem ser obtidos.
São abordados tópicos sobre: como foi revertido o resultado de um hospital para um superávit primário médio de mais de 1 MM/mês em 2015; como foi a redução de 6% nos custos mensais; como foi reduzido em 53% (R$ 653 mil) o valor em estoque de medicamento de alto custo no almoxarifado (~24% do estoque total); como aumentou-se a ocupação mensal das salas do Centro Cirúrgico em 12%; como foi reduzida a fila para Quimioterapia EV AMB de 12 para zero dias, mantendo a ocupação de 63%; como o paciente agendará consultas para uma data até 40% mais próxima; como ganhou-se 30% no espaço e 95% na agilidade para arquivamento/procura de fichas; como foi a redução de 11 para 6 dias no tempo médio geral de entrega de exames anatomopatológicos (RELATÓRIO ANUAL ACCG 2015).
No caso detalhado, foram sugeridas três macro soluções para a melhoria do hospital: programação do atendimento (PCP de consultas eletivas e aplicação de QT); redefinição de movimentação e transporte (layout e pessoal de assistência); e organização e gestão de recursos (formulários, equipamentos e estoques).
Ao fim do processo, houve distribuição uniforme dos pacientes ao longo do dia, programação do atendimento, organização e gestão de recursos, ampliação da capacidade de atendimento, menor tempo de espera para atender ao paciente e maior acerto nas prescrições.
Link: Lure Consultoria
José Geraldo B. Chaves Filho é Mestre em Ciências na área de Engenharia de Produção pela USP e Engenheiro de Produção - Materiais pela UFSCar. Pesquisador e professor visitante pela Faculdade de Tecnologia GAP (UNIGAP), pelo Instituto Dotis/IBEMEC e pelo Instituto Francisco Ludovico (IFL) da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Goiás (FEHOESG). Consultor e Sócio Diretor da LURE Consultoria Coorporativa, participou da transformação lean em empresas de diversos setores, sendo responsável por projetos avançados e de amplo escopo em hospitais, clínicas, laboratórios, fábricas e escritórios nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Amazonas, de Goiás e no Distrito Federal. Atualmente é o responsável direto pelo projeto de Reestruturação de Processos e Implantação de Programas de Melhoria Contínua (Lean Healthcare) na Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), entidade mantenedora do Hospital Araújo Jorge e da Unidade Oncológica de Anápolis. Participa também do projeto de qualidade e melhoria do fluxo de atendimento ao paciente no Hospital Santa Helena em Goiânia. Estuda as melhores práticas para garantia de sustentabilidade de melhorias obtidas através de Eventos Kaizen e os impactos das práticas de produção enxuta na padronização dos métodos de trabalho. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por processos, produção enxuta, lean healthcare, business process management (BPM), engenharia de processo de negócio, indicadores de resultado e evento kaizen. Fez formações nas áreas de Políticas Públicas, Liderança, Avaliação de Perfis de Comportamento, Competências Interpessoais, Estruturação de RH para atração de talentos, Inclusão Digital de Jovens e Adultos e, Desenvolvimento Tecnológico de Cooperativas Locais. É membro do comitê organizador das iniciativas TEDx na cidade de Goiânia, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), e diretor na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).
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