IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Impacto da Qualidade e Segurança do Paciente no Resultado Financeiro Hospitalar - Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Capa revista 13
Impacto da Qualidade e Segurança do Paciente no Resultado Financeiro Hospitalar - Santa Casa de Misericórdia de Maceió Dácio Guimarães Borges, Luiz Cláudio Ramos de Albuquerque

Resumo


O presente estudo aponta algumas ferramentas utilizadas na gestão financeira dos processos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, com o objetivo de propiciar, com os resultados, alguns parâmetros que evidenciam o impacto da Qualidade e Segurança nos resultados financeiros da referida Organização Hospitalar. Dentre os parâmetros encontrados estão relacionados: Protocolo de Segurança Cirúrgica, Programa de Prevenção de Úlceras por Pressão, Protocolo de Prevenção de Broncoaspiração, Protocolo de Identificação e Tratamento de Sepse e Prevenção de Sepse Grave, Protocolo de Prevenção de TEV; todos monitorados com os principais indicadores. A gestão financeira do hospital demarca pontos de avaliação de custos versus qualidade assistencial, utilizando como parâmetros: evolução da permanência, consumo de antibióticos, padronização nos tempos cirúrgicos, readmissão hospitalar e o resultado médio por procedimento médico e serviço, sendo praticada a integração do corpo clínico aos resultados financeiros/assistenciais aliados à monitorização de taxas de efetividade de cada ferramenta em questão.


Introdução


No cenário econômico atual faz-se necessária a revisão de processos. A gestão pela qualidade com foco na segurança do paciente possibilita que os dirigentes hospitalares fundamentem por informações confiáveis a tomada de decisões. A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, acreditada desde o ano 2009, vem implantando ferramentas que visam à efetividade dos seus processos com a integração de sistemas eletrônicos até a implantação de protocolos assistenciais gerenciados. Nesse contexto, os valores das informações servem de suporte aos pacientes, assegurando a sustentabilidade da Organização, diminuindo taxa mortalidade, maior ocupação de leitos e redução de custos fixos. 


Metodologia


Esse estudo relata uma experiência da Santa Casa de Misericórdia de Maceió na gestão com foco em resultados, desenvolvido pela implantação e pelo monitoramento de ferramentas de gestão da qualidade em seus processos. Na busca de boas práticas com foco em resultados e aliados à segurança do paciente, foi utilizado, há alguns anos algumas metodologias de pagamento por performance para remunerar alguns grupos do corpo clínico, com base em sua eficiência assistencial.


Considerações Finais


O modelo de gestão desenvolvido e em evolução está embasado nos modelos da Organização Nacional de Acreditação e no modelo de Acreditação Canadense. Destacam-se mudanças na reestruturação e inovação na busca pela excelência por meio de: visão sistêmica da organização dos seus processos institucionais, estabelecimento de protocolos assistenciais, desenvolvimento da cultura da segurança e foco em resultados, visando a alta produtividade com efetividade.




Dácio Guimarães Borges
Graduado em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Hospitalar, Auditoria e Controladoria e MBA em Gerenciamento de Projetos, atualmente, exerce o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Santa Casa de Maceió, empresa na qual trabalha há 15 anos em setores relacionados à atividade financeira/estratégia, subsidiando a tomada de decisão.
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: